Viva com Saúde – 08/06/2024 – Bebida fermentada ‘kombucha’ e o diabetes

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a bebida fermentada que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

Publicado por
05:30 - 08/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Freepik

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde da Universidade de Georgetown, nos EUA, descobriu que o kombucha, uma bebida fermentada de chá, pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

O trabalho, publicado na revista Frontiers in Nutrition, envolveu 12 pessoas com diabetes tipo 2 que consumiram diariamente 236 ml (equivalente a um copo) de kombucha ou uma bebida placebo durante quatro semanas.

No final do estudo, os participantes que consumiram kombucha tiveram uma redução significativa em seus níveis de açúcar no sangue em jejum, em comparação com os participantes que consumiram a bebida placebo.

Os pesquisadores apontam os probióticos presentes no kombucha como os responsáveis pelos benefícios observados. Os probióticos são microrganismos vivos que podem ter efeitos positivos na saúde intestinal. Estudos recentes mostraram a relação deles com melhora do processo digestivo, aumento da imunidade e redução da inflamação.

Por ter sido um trabalho com um pequeno grupo de pessoas, os autores sugerem que outras pesquisas sejam feitas para estabelecer o papel do kombucha na redução dos níveis de açúcar no sangue e se ele pode ser uma intervenção alimentar para indivíduos com diabetes tipo 2.

Se você tem diabetes tipo 2 e toma remédios para controlar a doença, é fundamental conversar com o seu médico antes de inserir o kombucha na dieta. Como existe essa possibilidade de a bebida reduzir os níveis de açúcar no sangue, indivíduos em tratamento podem ter uma queda muito grande na taxa glicêmica.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp