URBANISMO

Vereador propõe criação de Frente Parlamentar para revitalizar a linha férrea em Bento Gonçalves

Um corredor para veículos oficiais de segurança e calçada para pedestres estão entre as opções viáveis para o trecho

VEREADOR
Giordani, em primeiro plano, quer uma via f[errea integrada à vida da cidade | Gerson \\lenhard/GrupoRSCOM

O vereador em primeiro mandato Volmar Giordani (Republicanos) num de seus primeiros atos está apresentando uma proposição para que seja criada a Frente Parlamentar da Via Férrea.

A comissão, caso sua criação seja aprovada, visa propor um projeto de longo prazo para revitalizar o trecho urbano da via férrea que há anos é negligenciado pela concessionária. Mato e lixo se acumulam sobre os trilhos e em algumas interseções com vias públicas oferecem risco à segurança de transeuntes pois pode ser vir de refúgio a marginais.

Na visão de Giordani, a Via férrea pode e deve se tornar um importante elo de ligação entre as zonas norte e sul da cidade. Além de sugestões anteriores de uso de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ele cita a alternativa de deslocamento mais rápido para veículos oficiais e da segurança pública, como ambulâncias, carros de bombeiros, transporte coletivo e vans escolares, entre outros.

O vereador relaciona ainda outras possibilidades que além de função social trariam o benefício de embelezamento da cidade. Uma delas é a utilização do espaço como ciclovia ou calçada para pedestres.

A proposição de Volmar Giordani deve contar com a subscrição de mais sete vereadores. São eles Sidinei Postal e Joel Bolsonaso (PL)Alcindo Gabrielli e Moises Scussel (MDB), Lúcio Lanes (PDT), Thiago Fabris e Volnei Christófolli (PP).