Com a seleção da empresa responsável pela implantação de três rotas de cicloturismo em Caxias do Sul – Tinpavi Indústria e Comércio de Tintas Ltda. – agora o município dá sequência aos encaminhamentos legais para a efetiva implementação dos dispositivos de sinalização que vão orientar os ciclistas durante os percursos. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMMTM) de Caxias do Sul, as obras devem durar em torno de dois meses depois da efetiva assinatura do contrato, cuja data ainda não foi divulgada.
O titular da pasta, Alfonso Willenbring Júnior, explica que os recursos de R$ 250 mil obtidos via emendas parlamentares também irão custear a sinalização de trajetos turísticos pelo interior de Caxias do Sul.
“Como o recurso foi superior ao que seria contratado para isso, elaboramos outros modelos de sinalizações turísticas, principalmente voltadas aos distritos”, explica Willenbring.
O secretário destaca que, embora não seja possível precisar um prazo para a inauguração das rotas, a empresa deve dar celeridade ao processo para que os trajetos estejam em operação o mais rápido possível.
“A ideia é assinar a ordem de início o quanto antes para que se dê o desenvolvimento dessa sinalização. Em alguns locais, essas placas são verdadeiros paineis colocados à margem da rodovia, com mapas desenhados. (…) A gente gostaria que agora no verão já estivessem disponíveis, seria o ideal, mas não podemos adiantar isso”, explica Willenbring.
As três rotas de cicloturismo abrangem o perímetro urbano da cidade e dois trajetos pelo interior. Na rota urbana – que conta com 20 quilômetros de extensão – o trajeto se inicia na Praça Dante e passa por diversos parques, como Ecoparque Jardim Botânico, Lagoa do Parque Oásis, Pavilhões da Festa da Uva, Parque Cinquentenário e Parque dos Macaquinhos, antes do retorno à praça Dante. Já as duas rotas do interior percorrem Ana Rech e a região de Forqueta.