Sem treino nas férias: vou perder meus resultados?

Deixar de treinar nas férias é algo normal. Afinal, é um momento de lazer e descanso, onde as atividades do…

Colunista
Educadora Física. Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico e em Saúde da Mulher / CREF 027828-G/RS.
15:40 - 28/12/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Deixar de treinar nas férias é algo normal. Afinal, é um momento de lazer e descanso, onde as atividades do cotidiano ficam em segundo plano. Ficar em forma não é fácil! E depois de todo um trabalho duro, por quanto tempo realmente conseguimos manter essa forma? Mesmo após um grande esforço com exercícios e cuidados coma alimentação, tirar uma folga dos exercícios físicos pode significar uma perda de condicionamento mais rápida do que o tempo levado para conquistá-lo. Mas isso não necessariamente é motivo de muita preocupação.

A questão é: Quanto tempo se pode ficar parado, sem haver prejuízos físicos para a estética do corpo? Existem duas respostas para essa pergunta, com diferentes detalhes a serem levados em consideração. Uma é para o emagrecimento, perda de gordura e outra para a parte muscular. hipertrofia e definição.

Para emagrecimento, você começa a perder os seus resultados assim que você começa a ingerir mais calorias do que gasta. Desta forma, não praticando exercícios, você pode atrapalhar os seus resultados. Uma semana sem treinar e comendo de maneira inadequada, já prejudica seu emagrecimento.

Já quanto a parte muscular, existem vários estudos que comprovam que até em três semanas você pode manter-se sedentário sem ter prejuízos significativos. O mais importante: é retomar a atividade depois dessas três semanas! Assim, tudo volta ao normal.

Porém, após essas três semanas, o corpo começa a se adaptar a uma rotina, não sentindo a necessidade de fazer força. Então, ele começa a um pouquinho dos músculos. Mesmo assim, se você treinar pelo menos 2x na semana um exercício adaptado (com peso corporal, por exemplo) você consegue manter seus músculos por um tempo.

Concluindo: Uma parada, férias, folga, não faz mal não!!!

A maioria das pessoas começa a reduzir a força cerca de duas a três semanas após o período de inatividade. Mas isso depende muito do motivo pelo qual você precisou fazer esse intervalo. Por exemplo: se parou por conta de uma doença ou lesão, você começará a perder força depois de duas a três semanas. Agora, se ficou sem treinar por causa de uma viagem, férias, etc., sem nenhum motivo de saúde, essa redução de força pode demorar até cinco semanas.

Uma semana sem treinar pode equivaler a duas ou até três semanas de treino. Mas, tenha calma. Essa medida pode variar, dependendo do organismo e das individualidades de cada pessoa. E até mesmo da sua rotina durante as férias. Para quem treina intensamente, um descanso pequeno pode até ser benéfico.

A condição de cada um também é fundamental para determinar o tempo sem treinar que não vai afetar diretamente no progresso. Por exemplo, uma pessoa que é iniciante, que treina há menos de 6 meses, irá perder sua condição muito mais rapidamente do que alguém que treina há muitos anos. Quanto mais bem treinada a pessoa for, mais tempo será necessário para que ocorra a influencia no progresso do treinamento. O que fica claro é que de acordo com o nível de treinamento de cada pessoa, mais tempo ela vai demorar para ter perda de rendimento e consequentemente de progresso.

É muito importante retornar aos treinos o quanto antes, assim, a recuperação nos ganhos será mais rápida.

Mesmo depois de todos esses motivos que eu escrevi dizendo que você pode curtir suas férias tranquilo que isso não influenciará na sua forma física, devido a um ano inteiro em que você praticou exercícios frequentemente, se você ainda sentir falta dos treinos ou quiser se manter um pouco ativo durante as férias, vou deixar algumas dicas:

Faça aeróbico, pode ser até um aeróbico leve

Faça uma caminhada, mesmo que não veja isso como um treino. O condicionamento aeróbio é o mais fácil de reduzir; por isso, caminhadas na praia ou mesmo ao ar livre papeando com um amigo sempre são interessantes.

Utilize algum treinamento de resistência

Exercício funcionais ou com o peso do corpo são ótimos para um improviso em um momento de folga da academia.

Não avacalhe na alimentação

Não é porque está de férias ou mesmo parou de treinar por algum motivo que você vai desandar na alimentação. Evite alimentos muito calóricos e alimentos industrializados. Opte por uma alimentação equilibrada e distribua a alimentação no seu dia de forma apropriada para evitar sobrecarregar refeições.

Foque em voltar a treinar

Terminou as férias, retorne a sua rotina de treinos imediatamente, quanto mais rápido você fizer isso, mais rápido você voltará para a forma que sempre esteve.

Boas festas!

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp