EDUCAÇÃO

Saúde, sustentabilidade e inclusão são destaques da Mostra Científica das Escolas Municipais de Caxias do Sul

Sob a temática “O futuro que queremos”, a Mostra reuniu 122 trabalhos de estudantes da Educação Infantil ao 9º ano

A Mostra “O futuro que queremos” foi promovida pela Smed em parceria com a Fundação Marcopolo
A Mostra “O futuro que queremos” foi promovida pela Smed em parceria com a Fundação Marcopolo | Fotos: Antônio Valiente

Todos que passaram pela Sede da Fundação Marcopolo para prestigiar os 103 projetos científicos dos estudantes das escolas municipais tiveram uma experiência inovadora. Sob a temática “O futuro que queremos”, a Mostra reuniu 122 trabalhos de estudantes da Educação Infantil ao 9º ano. Os principais trabalhos destacaram os temas de saúde, sustentabilidade e inclusão.

O encontro, que ocorreu no último sábado (9), e pioneiro no município, nasceu com a força e o cuidado de grandes eventos, mostrando organização profissional e dedicação por parte de todos os estudantes, professores e escolas, segundo a organização.

“Não tem preço ver o brilho no olhar e os sorrisos nos rostos dos nossos estudantes ao participar de uma mostra científica. O coração se enche de esperança de que é possível termos uma educação de qualidade e baseada na ciência. Para um professor orientador o trabalho é árduo, mas extremamente recompensador quando vemos nossos estudantes brilhando, eles que são a razão da nossa profissão.

“Ao realizarem seus projetos de pesquisa desde pequenos, nossos estudantes contribuem para uma sociedade melhor”, comentou o professor da Rede Municipal, Fernando Menegat.

A aplicação do método científico desde a educação infantil estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas desde cedo. Ao investigar e experimentar, os estudantes aprendem a fazer perguntas, buscar respostas e construir seu próprio conhecimento, promovendo autonomia e confiança. Além disso, o método fortalece habilidades sociais, como colaboração e comunicação, essenciais para a vida em sociedade, preparando-os para desafios futuros com uma postura investigativa e aberta ao aprendizado contínuo.

Bárbara Andreola Bonatto, da turma 41 da EMEF Padre João Schiavo, autora junto de seus colegas de turma, do projeto que conquistou o 4º lugar na mostra na categoria Anos Iniciais “Leia para uma Animal” comentou sobre a experiência.

“Ao realizarmos o projeto ‘Leia para um animal’ nós nos unimos mais e nos tornarmos uma turma mais amiga. Depois de apresentar nosso trabalho na 1º amostra externa, nos divertimos e usamos ainda mais a nossa criatividade. Para mim, fazer o projeto foi ótimo e me ajudou mais na leitura e escrita. Me conectei mais com meus animais e com meus livros. Eu lia bastante, mas depois do projeto estou lendo muito mais”.

Além da riqueza das apresentações da Mostra, os pequenos visitantes puderam se divertir em inúmeros brinquedos infláveis e assistir os espetáculos do planetário que foi instalado especialmente para a ocasião.

Os trabalhos vencedores por categoria foram:

  • Educação Infantil

Brincar de pesquisar da EMEF Ângelo Francisco Guerra

Do pó à imaginação: Borboleta à mariposa? Peraí, que bicho você é? da EMEF Assis Brasil

Por que separamos o lixo? da EMEF Caldas Júnior

Raios e Trovões da EMEF Sete de Setembro

  • Anos Iniciais

1º lugar – Práticas e Atitudes Cidadãs da EMEF Alberto Pasqualini

2º lugar – A força das Águas da EMEF Alberto Pasqualini

3° lugar – Compostagem: Transformando resíduos em vida da EMEF Assis Brasil

4º lugar – Leia para uma animal da EMEF Padre João Schiavo

5º lugar – A importância da água e sua utilização nosso cotidiano da EMEF Professora Ilda Clara Barazzetti

  • Anos Finais

1º lugar – Dignidade Menstrual no Ambiente Escolar da EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’Anna

2º lugar – Combate às Fake News Climáticas que se Propagam na Comunidade Escolar da EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’Anna

3° lugar – Sustentando a qualidade de vida: Estratégias para promoção de e um estilo de vida saudável e do bem-estar em pacientes com doenças crônicas não transmissíveis da EMEF Alberto Pasqualini

4º lugar – Hortas Comunitárias Horizontais ou Verticais e Composteiras na Redução da da Fome em Comunidades Carentes de Caxias do Sul da EMEF Alberto Pasqualini

5º lugar – Segurança da Informação nos Meios Digitais da EMEF Alberto Pasqualini

  • Categoria Destaque – Diversidade Étnico-Racial

A Crise Migratória dos Venezuelanos para o Brasil: Motivos e Percepções da EMEF Professora Marianinha de Queiroz

  • Categoria Destaque – Inclusão e Acessibilidade

Deficientes Físicos e Realidade Virtual da EMEF Alberto Pasqualini