ANÚNCIO

Prefeitura pedirá autorização da Câmara para isentar IPTU de famílias de Galópolis e Vila Cristina, em Caxias do Sul

Localidades foram atingidas pelas chuvas extremas de maio. De acordo com o Executivo, a proposta será enviada ao Legislativo nos próximos dias

Prefeitura pedirá autorização da Câmara para isentar IPTU de famílias de Galópolis e Vila Cristina, em Caxias do Sul
Foto: Andréia Copini / Divulgação

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (2), após retorno de licença-saúde, a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Lixo 2025 para famílias residentes de Galópolis e Vila Cristina que foram atingidas pela tragédia climática do mês de maio.

A medida precisa da autorização da Câmara de Vereadores, que será solicitada por meio de Projeto de Lei em elaboração pelo Executivo. De acordo com a administração municipal, a proposta será enviada ao Legislativo nos próximos dias. Em torno de 1.300 unidades habitacionais, que podem ter mais de uma família cada, estão cadastradas junto a prefeitura e poderão ser beneficiadas.

O próximo IPTU será totalmente digital, e estará disponível pelas plataformas do município para impressão a partir do dia 6 de dezembro.

A cota única pode ser paga até o dia 06 de janeiro com 12% de desconto ou até 10 de fevereiro com 10% de desconto. O índice de reajuste será de 4,76%, que corresponde ao IPCA acumulado de novembro de 2023 a outubro de 2024. O IPTU que não for pago em cota única poderá ser pago em quatro parcelas, com os vencimentos em abril, maio, junho e julho de 2025.