Pensamentos Circunscritos

A filosofia busca compreender o mundo e a existência dos seres através da reflexão crítica e racional. Salienta que é…

Colunista
https://maurofalcao.com.br/
17:01 - 05/09/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

A filosofia busca compreender o mundo e a existência dos seres através da reflexão crítica e racional. Salienta que é importante não se limitar a pensamentos restritos a contextos específicos.

Contudo, faz parte da natureza humana interagir com o coletivo, formando grupos nas mais diversas áreas, sejam eles profissionais, religiosos, políticos ou esportivos. No entanto, ao fazer parte de um grupo, tendemos a absorver sua ideologia e seguir um fluxo de interesses.

Esse evento começa com uma interação física, mas ao mesmo tempo forma um inconsciente coletivo, uma vez que a ordenação corporal ocorre através dos pensamentos. A profundidade desse fenômeno, quando vista por indivíduos desapegados da ética e da moral, pode levar a uma participação irrefletida, colaborando com interesses particulares dessas lideranças. Assim, poderosas correntes se formam, elegendo políticos e elevando presbíteros.

Há também a necessidade de manter ou aumentar essa cadeia de “contribuintes”. É oferecida, assim, uma posição vantajosa dentro do grupo, trazendo ganhos financeiros ou políticos para aqueles que se veem capazes de passar de liderados para líderes. Alguns realmente acabam liderando, enquanto outros são fisgados pela vaidade e continuam a servir, na esperança de subir de posição.

Com o passar do tempo, alguns percebem essa condução. Muitos só descobrem depois de se sentirem excluídos, enquanto outros por elevação intelectual. Há ainda aqueles que permanecem porque ainda são confortados de alguma forma.

Compreendamos que nossa visão fica limitada quando fazemos parte de uma ideologia. Nossos pensamentos não ultrapassam essa barreira, pois não desejamos sair de onde estamos. Essa vontade de permanecer nos impede de perceber as manobras. Ao agirmos dessa forma, interrompemos a busca pela verdade, uma vez que estamos limitados a temas específicos.

Temos que compreender a realidade em sua totalidade, indo além de apreciações preconcebidas, rompendo com as limitações impostas por instituições organizadas que regulam o comportamento das pessoas de acordo com seus interesses difusos.

Em resumo, a liberdade ideológica é um valor fundamental, pois permite a expressão dos juízos livremente. Enfrentar o medo das mudanças é essencial para a expansão dos horizontes evolutivos. Portanto, escolha seu próprio destino, libertando seu espírito para não permanecer circunscrito a comandos determinados. Esteja aberto para desafiar as mudanças em sua vida, pois é nesse movimento que encontramos o sentido da existência humana.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp