– Eu gostaria de sacar R$ 50,00.
O caixa disse a ela:
– Para saques inferiores a R$ 100,00, por favor, use o caixa eletrônico.
A senhora queria saber o porquê…
A caixa devolveu seu cartão bancário e falou:
– Essas são as regras, por favor, saia, se não houver mais nada. Há uma fila de clientes atrás de você.
A senhora ficou em silêncio por alguns segundos e devolveu o cartão à caixa e disse:
– Por favor, me ajude a retirar todo o dinheiro que eu tenho na conta.
A caixa ficou surpresa, quando ela verificou o saldo da conta.
Ela acenou com a cabeça, inclinou-se e respeitosamente disse à senhora:
– A senhora tem R$ 1.300.000,00 em sua conta, mas o banco não dispõe tanto dinheiro no momento. A senhora poderia marcar uma hora e voltar amanhã?
A senhora, então, perguntou quanto ela poderia retirar imediatamente.
A caixa respondeu que qualquer quantia até R$ 5.000,00.
– Bem! Por favor, faça um saque de R$ 3.000,00 em notas de R$ 50,00 agora.
A caixa gentilmente entregou R$3.000,00 em notas de
R$ 50,00, de forma amigável e com um sorriso para ela.
A senhora guardou R$50,00 na bolsa e pediu a caixa para depositar R$2.950,00 de volta em sua conta.
A moral dessa história se divide em duas:
- Não seja difícil com os idosos, eles passaram a vida inteira aprendendo a habilidade de resolver as adversidades da vida.
- Atenda o cliente de maneira humanizada. Regras existem, os funcionários precisam mantê-las, mas em primeiro lugar, vem a ética com o ser humano.