BUSCA ATIVA

Força-tarefa em Bento Gonçalves oferece emprego para beneficiários do Bolsa Família

Ação é focada em homens de 18 a 40 anos. Até o momento, 23 visitas domiciliares foram realizadas, resultando em doze encaminhamentos

Na última semana, a Força-tarefa iniciou a etapa de revisão cadastral
Na última semana, a força-tarefa iniciou a etapa de revisão cadastral | Foto: Rodrigo De Marco/Divulgação

Uma força-tarefa está realizando, em Bento Gonçalves, uma busca ativa para localizar beneficiários do programa Bolsa Família. O objetivo é conectá-los a oportunidades de emprego. A ação, que começou com 40 beneficiários em um universo de 2.139 no município, é focada em homens de 18 a 40 anos, com prioridade para beneficiários unipessoais. Cerca de 400 outros cadastrados têm o perfil para o programa e estão em fila de espera.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Assistência Social. Na última semana, teve início a etapa de revisão cadastral, na qual são verificados os dados autodeclaradas pelo responsável familiar no ato de inscrição.

Até o momento, 23 visitas domiciliares foram realizadas, resultando em doze encaminhamentos para vagas de emprego em dois dias de trabalho conjunto. A meta é transformar a busca ativa em um processo contínuo, oferecendo acompanhamento e acesso rápido ao mercado de trabalho.

Segundo Adriane Lazzarotto, assistente social e coordenadora do Cadastro Único, a proposta inclui uma ampliação do escopo para alcançar até 300 famílias de perfis diversos. O programa prevê revisões periódicas para atualizar dados e garantir que o benefício seja direcionado a quem realmente precisa.

Conforme a Coordenadora, se no processo de busca ativa o beneficiário do Bolsa Família não é localizado no endereço declarado no cadastro, ocorre encaminhamento à área responsável pela gestão do programa e que poderá proceder bloqueio do benefício, aguardando que se apresente e confirme seus dados.

“Em muitos casos esta pessoa já pode estar residindo em outro município, nesse caso deve atualizar seu cadastro na cidade onde reside. Para quem é beneficiário e começa a trabalhar, o desligamento do programa se dá como uma consequência”, explica Adriane.

As visitas também têm gerado interesse espontâneo na comunidade.

“Beneficiários ficaram sabendo da proposta e estão buscando espontaneamente o setor de atendimento do Cadastro Único para saber sobre as vagas. Estes são encaminhados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que, de forma muito ágil e com estrutura de suporte, faz a colocação efetiva junto a empresas parceiras”, acrescenta a coordenadora.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, André Luiz Ferreira dos Santos, destaca a importância da parceria com a Assistência Social.

“Estamos trabalhando de forma integrada com a Assistência Social, que tem sido importante nessas buscas ativas. O mais importante é que essas pessoas têm uma boa oportunidade de começarem a trabalhar e ter sua renda própria. Vamos seguir firme nessas ações”, comenta o secretário.

Eduardo Viríssimo, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, ressalta que a iniciativa também contribui para a economia pública.

“É uma ação muito importante, porque visa justamente fazer a busca dos beneficiários para saber se realmente são pessoas que necessitam disso, e melhor do que isso, oportunizar emprego a eles. Acreditamos que isso nos ajuda a economizar dinheiro dos cofres públicos, através da fiscalização, busca, e atualização de cadastro junto ao Governo Federal”, afirma Viríssimo.

O prefeito Diogo Siqueira enfatiza a importância da fiscalização para evitar fraudes e garantir que o programa cumpra seu papel social.

“Nós estamos fazendo aqui, em Bento Gonçalves, um trabalho muito forte de fiscalização. Nós estamos pegando um por um e identificando o que que está acontecendo com essas pessoas para estarem recebendo esse benefício. Quem pode trabalhar tem que estar trabalhando, e quem realmente merece Bolsa Família tem que estar recebendo esse auxílio”, declara o prefeito.