O Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC–UCS) levou para a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na manhã de quarta (30), projeto criado por três estudantes do 2º Ano do Ensino Médio, que chamou a atenção dos deputados gaúchos pela preocupação em relação à prevenção de enchentes em pequenos municípios do Estado.
Os alunos Helena Wartha Bolzon, Felipe Tomasi Caliendo e Manoela Cobalchini da Costa apresentaram diretrizes para planos de drenagem urbana e política de manejo de águas pluviais na bacia Taquari-Antas, com faixa populacional inferior a 20 mil habitantes, com destaque para a cidade de Muçum, uma das mais atingidas pelas cheias e que serviu de inspiração para as pesquisas dos alunos.
O projeto dos estudantes foi desenvolvido para a 12ª edição da Mostra Científica e Tecnológica do CETEC, realizada em setembro deste ano. A pesquisa foi apresentada também na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada na última semana em Novo Hamburgo. De acordo com a estudante Helena, o tema despertou o interesse ainda antes das enchentes de maio, mas a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul impulsiona o grupo a mobilizar o poder público para implementar as medidas de prevenção.
“A nossa expectativa é que as pessoas percebam que locais fragilizados nesses últimos anos com enchentes têm que sofrer mudanças significativas ainda mais que nossas pesquisas já apontam que essas mudanças climáticas extremas já eram documentadas e previstas há mais de duas décadas. As pessoas não podem mais perder tudo por falta de investimentos em pesquisas e prevenção”, defendeu a estudante.
Felipe acrescentou números que comprovam a necessidade de mudanças e atenção especial aos pequenos municípios:
“Foram analisadas as legislações de 119 cidades gaúchas com histórico de enchentes e 91 não possuíam instrumentos legais para regular a drenagem urbana”.
Após a explanação, os deputados presentes na sessão elogiaram a iniciativa dos estudantes do CETEC. O deputado Pepe Vargas (PT) foi quem convidou os alunos e professores para que apresentassem o estudo na Comissão de Saúde e Meio Ambiente e disse que vai solicitar que as sugestões dos alunos do Ensino Médio, comparadas pelo parlamentar a uma minuta de projeto de lei, sejam encaminhadas e avaliadas pela prefeitura de Muçum, pelas Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente do Estado, além dos comitês e entidades que já trabalham o tema das bacias, para que possam avaliar o projeto dos estudantes com atenção.
O deputado Neri, o Carteiro (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, também sugeriu o encaminhamento para o jurídico da Assembleia já que a proposta dos estudantes é abrangente.