Estou sem motivação para treinar, e agora?!

Muitos podem achar difícil começar ou manter uma rotina de exercícios, mas a chave pode virar quando você entende que…

Colunista
Educadora Física. Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico e em Saúde da Mulher / CREF 027828-G/RS.
10:53 - 30/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Muitos podem achar difícil começar ou manter uma rotina de exercícios, mas a chave pode virar quando você entende que a motivação começa quando você foca na saúde, não apenas em aspectos estéticos.

A melhor motivação será sempre a interna, aquela que você olha para você, para os seus objetivos e vai atrás de ter atitudes das quais você almeja, como ir na academia. Quando você olha primeiro para a sua saúde, colhendo os benefícios de uma rotina mais saudável, o resultado estético vem depois!!!

O processo de adaptação, ao iniciar ou retomar os treinos, é uma tarefa bem difícil, pois exige um ajuste das atividades rotineiras. Para aqueles que estudam ou trabalham, uma sobrecarga de funções pode começar a virar uma barreira na hora de praticar uma atividade física e dificultar a adoção de hábitos importantes para a qualidade de vida.

Uma dica muito importante, é jamais comparar nossos resultados com o de outras pessoas, além de respeitar os limites do nosso próprio corpo. Se você projetar os ganhos de outra pessoa em você, ou se inspirar em alguém comum estilo de vida e condições completamente diferentes das suas, se torna uma motivação perigosa. Caso você não alcance os mesmos resultados, você poderá ficar mais desmotivado ainda.

Algumas dicas que podem auxiliar e muito na motivação estão listadas abaixo:

  • Foque na sua saúde antes do ganho estético;
  • Não compare seus resultados com o de outras pessoas;
  • Faça um acompanhamento profissional: isso irá te motivar pois você terá alguém no qual deverá entregar um certo resultado, sem contar que treinos estruturados de forma individual para você aceleram muito mais os resultados e isso te deixaá mais animado em manter o foco.
  • Respeite seu corpo e nunca estabeleça objetivos inatingíveis, por exemplo, emagrecer 10kg em 30 dias, isso só irá gerar frustração.
  • Mantenha uma alimentação saudável, comer bem te deixa mais disposto a praticar exercícios, e vice versa.
  • Tenha uma noite de sono de qualidade, muitos desconhecem, mas sim, o sono é o responsável por um grande diferencial nos seus treinos diários, e acredite, vai muito além disso, reflete em todas as suas atividades. Sejam profissionais ou pessoais.
  • O cérebro gosta de rotina, portanto, estabeleça dias específicos para treinar e encare-os como um compromisso inadiável.
  • Evite criar metas muito ousadas que irão sobrecarregá-lo e tenha uma meta específica com prazo! Faça uma avaliação sincera do seu dia a dia para estabelecer um objetivo condizente com suas possibilidades do momento.
  • Tenha muitos parâmetros como base para medir a evolução, não só o tempo, nem a quantidade de treinos na semana ou quilos perdidos. Você escolheu praticar exercícios para ser mais feliz e mais saudável. Portanto, a sua sensação de bem-estar, a qualidade do seu sono, o seu ânimo para trabalhar e a forma como termina o treino (aquela sensação de dever cumprido, sabe?) são parâmetros importantes para ter. Perceba que, se seu ritmo ainda lhe parece lento, mas, por outro lado, está dormindo melhor, você já está tendo grandes ganhos com os treinos.
  • Celebre as suas conquistas. Treinou mesmo depois de um dia muito cansativo e estressante? Conseguiu concluir um treino desafiador? Comemore! Lembre-se de que a atividade física tem sua responsabilidade, mas precisa ser vista como um momento de relaxar e se desconectar do “mundo real”.
  • Treine cedo, risque da agenda o compromisso de queimar calorias logo pela manhã. Caso contrário, podem surgir imprevistos (ou desculpas) ao longo do dia que te impeçam de treinar.
  • Escolha o look de malhar no dia anterior, deixar o look separado para o dia seguinte diminui (e muito!) a preguiça de malhar logo cedo. Compre roupas novas também, pode parecer bobagem, mas um conjunto e lookinho fitness novo que te faça sentir bem ajuda a impulsionar a prática dos exercícios!

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp