Estamos em uma época do ano em que baixa imunidade se torna um pouco mais comum devido às mudanças de temperaturas de um dia para o outro e, muitas vezes, até no mesmo dia. Com isso, resfriados e algumas características de mal-estar podem aparecer facilmente, aquele nariz escorrendo, uma irritação na garganta…
Mas quando sentimos um resfriado um pouco mais intenso, é necessário ficar alerta, nosso corpo fica frágil, a dor muscular se faz presente, dor de cabeça, indisposição, entre outros sintomas que podem se agravar. A pergunta aqui é, praticar exercícios físicos estando nessas condições, será melhor ou irá agravar os sintomas e prejudicar nosso corpo e nosso organismo?
Há pessoas que acreditam que se sentem mais dispostas e que a atividade física dá aquele UP pra espantar o resfriado, já, outras, optam por descansar para obter a recuperação completa que o corpo exige.
Acontece que ao treinar sem estar 100% bem, você exige mais do seu corpo do que ele consegue dar conta, o que pode enfraquecer ainda mais o organismo, agravar a doença ou postergar a recuperação. Ou seja, aquele papo de que é preciso descansar e repousar para ter recuperação, é verdade!
Quando alguma bactéria ou vírus invade o nosso organismo, o sistema autoimune funciona como um exército e se prepara para a luta contra o inimigo. Para vencer, é preciso priorizar essa missão e entrar nela com total força. Ir para a academia enquanto o corpo está no meio dessa briga poderá atrapalhar. Isto porque, além de diminuir seu estoque de energia, você pode desviar a atenção das células imunológicas. No exercício os músculos sofrem microlesões. Ao notar esses pequenos machucados, o sistema imunológico manda alguns de seus “soldados” até lá para analisar os danos e iniciar o processo inflamatório. Aí, acaba ficando desfalcado na luta que mais importa, que é contra a doença.
Ok, repousei e me sinto melhor… Quando e como posso retomar os treinos na academia?
Como cada corpo é um corpo, cada doença é uma doença, não é possível definir o número de dias certo para voltar para a academia. Você deve levar em consideração o seu bem-estar, como se sente e a recomendação do médico. Também não é preciso voltar aos treinos já fazendo seu treino de costume, principalmente se for de maior intensidade. Sinta a reação e respeite seu corpo, se permita fazer os primeiros quatro dias de retorno de forma mais leve caso necessário, de forma gradual, reduza cargas e repetições, até a duração do seu treino pode ser melhor, e aos poucos, retome normalmente.
Pesquisas mostram que quando você está saudável, o exercício moderado regular melhora muito sua resposta imunológica e reduz o risco de contrair infecções respiratórias, ou seja, é mais importante você manter a constância com a prática de exercícios sempre, que irá prevenir que você não contraia resfriados nessa época do ano.