Dicas para manter um estilo de vida saudável sem abandonar a vida social

O final do ano se aproxima e esse é um momento que as pessoas buscam melhorar os hábitos com um…

Colunista
Educadora Física. Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico e em Saúde da Mulher / CREF 027828-G/RS.
16:01 - 18/11/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

O final do ano se aproxima e esse é um momento que as pessoas buscam melhorar os hábitos com um objetivo de melhorar a forma e perder aqueles quilos que estavam nas metas desse ano. Mas, junto a isso, temos um período onde a nossa vida social parece um tanto quanto agitada e, seguir uma alimentação saudável, manter hábitos de vida saudáveis e os compromissos de final de ano, nem sempre é fácil.

Alguns exemplos de momentos em que pode ser difícil fazer coexistir uma vida social ativa com uma alimentação ou hábitos de vida saudáveis os jantares com amigos ou familiares, ( esses são sempre cheios de coisas apetecíveis e saborosas), aí saídas aos bares para
aproveitar o verão, festas (aqui se passa muitas horas sem comer, bebendo muito e, as vezes, comendo alguma coisa pouco saudável).

Em tempos atuais, existe a tendência para se pensar que as pessoas que levam um estilo mais “fitness” são anti-sociais, que não se relacionam tanto, associando-as às pessoas obcecadas em ganhar massa muscular, que passam demasiado tempo treinando, que são muito cuidadosas e controlam as calorias que consomem por dia, deixando as suas relações interpessoais para segundo plano.

Já conversamos algumas vezes por aqui sobre como o equilíbrio é essencial, não deixando de fazer certas coisas por seguirmos determinado estilo de vida. As pessoas devem estar adaptadas para que consigam fazer um relação com a sua vida social aos hábitos de vida saudáveis. Nesse caso, a alimentação é fundamental e fará a diferença!

Pois bem, é possível mesmo termos uma vida social agitada e mantermos saudáveis?

Com certeza, e acredito que isso mesmo que é ser saudável, saber conciliar todos os momentos de forma equilibradas. Então vamos de dicas simples que lhe ajudarão a mudar suas atitudes quanto a exercício, alimentação e momentos de lazer:

Quando sair jantar, se tiveres a opção, escolha algo mais saudável, podemos até sugerir aos nossos amigos a ir a lugares mais saudáveis onde a comida à disposição seja saudável. Num bar, beba bastante água intercalando com os copos de bebida.

Muito importante também ter e desfrutar de uma refeição livre, sem sentimento de culpa. Fazer aquilo de que gostamos, ir ao nosso restaurante favorito, pedir o prato que mais gostamos para saciar o apetite, ou aproveitar para ir nesse dia ao cinema e comer pipocas… sem arrependimentos! É muito importante manter um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada, mas o nosso corpo necessita deste dia para manter a motivação.

Se pensarmos que, se 95% da nossa alimentação é saudável, os 5% restantes não serão tão relevantes, não sendo eles que irão caracterizar seus hábitos de forma negativa ou te deixar fora de forma.

Tudo isso tem benefícios como manter o equilíbrio emocional e a motivação, também quebrar a rotina e não permitir que o nosso corpo não se habitue à dieta que seguimos normalmente, podendo potencializar até os seus resultados.

Estar fora de casa e passar muitas horas sem comer é algo que também deve ser evitado, isso fará com que comamos mais quantidade e mais alimentos de alto índice glicémico para nos saciar rápido, o que pode ser prejudicial para a dieta.

Comer regularmente ajuda-nos a manter os níveis de glicose no sangue estáveis e com isso conseguimos controlar o apetite! Ter uma vida social ativa é realmente importante, já que isso nos mantem distraídos e nos ajudará a melhorar a disposição e, a evitar estados depressivos,
que podem nos levar a comer mais.

No mês de Dezembro, temos que estar em “alerta” com a nossa alimentação para não chutar o balde, não é?!

Podemos ir a todos os eventos sem culpa, curtir e descontrair, é importante apenas tomar cuidado para não exagerar demais, e entrar o ano já se arrependendo pelo descontrole, e a consciência pesada pelos quilos a mais adquiridos.

Mantenha a prática de exercícios físico e passe os dias bebendo bastante água, ingerindo frutas e saladas nas refeições.

Acredito ser interessante estarmos rodeados de pessoas que sigam o nosso estilo de vida, isso pode nos ajudar a superar as tentações que possamos ter e, seguindo alguns destes conselhos, será mais fácil e desta forma conseguimos relacionar uma vida social ativa com um estilo de vida saudável.

Afinal, fazer uma social praticando alguma atividade física também vale, não é?

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp