Ocorre nesta terça-feira (26), às 8h, no bloco A da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul. O evento é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
“Nesta etapa municipal os participantes podem apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pelo governo federal: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental”, explica o secretário do Meio Ambiente de Caxias do Sul, Daniel Caravantes.
O tema central da Conferência é Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica. A mobilização para as conferências municipais é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a comissão organizadora, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Encerrado o evento, as propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas conferências estaduais. O secretário complementa a relevância da participação da comunidade, ampliando o acesso a conhecimento e inovação. As conferências oferecem uma plataforma única para que gestores e técnicos municipais se capacitem e adquiram novas habilidades e conhecimentos sobre gestão ambiental.
Confira outras informações e os documentos norteadores da Conferência Municipal clicando aqui ou preencha o formulário de inscrição.