Como saber qual profissional pode ajudar meu animalzinho?

Setembro é o mês do dia do Médico Veterinário, vamos aproveitar a data e esclarecer sobre esse profissional que atua…

Colunista
Blog dedicado ao mundo dos pets com artigos produzidos pela classe veterinária e especialistas. Os textos têm como objetivo ajudar tutores com o dia a dia dos seus melhores amigos.
15:07 - 27/09/2021

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Setembro é o mês do dia do Médico Veterinário, vamos aproveitar a data e esclarecer sobre esse profissional que atua em uma área tão ampla? Você que acompanha o blog já deve ter percebido um pouco dessa diversidade pelas publicações anteriores. A verdade é que a medicina veterinária tem evoluído muito nos últimos anos e atualmente você dificilmente vai encontrar um profissional que atenda seu cavalo, seu gato e seu coelho, por exemplo. Aliás, você sabia que muitos veterinários trabalham com saúde humana também!? Indiretamente, porém fundamental para saúde pública… trabalhando com inspeção de alimentos de origem animal, zoonoses, etc

Então, o primeiro passo para saber quem vai dar o melhor suporte para o seu animalzinho, é encontrar um profissional que trabalhe com medicina e com a espécie dele. Sim, não adianta você ligar para seu conhecido vet sanitarista e perguntar o que será que seu hamster tem … no máximo ele vai poder lhe indicar um colega para avaliá-lo. E a dica aqui é: não espere um momento de emergência para pesquisar quem ou qual local pode melhor atendê-lo. Principalmente quem tem pet não convencionais, é interessante pesquisar profissionais e clínicas antes do momento de necessidade.

Porém, mesmo dentro da medicina de uma única espécie, há diversas especialidades e, semelhante à medicina humana, muitas vezes o clínico geral vai ser o responsável por esse encaminhamento, que pode ser para realização de exames, procedimentos ou atendimento clínico especializado. Quanto mais especialista, maior será a chance de o paciente receber diagnóstico e tratamento assertivo e consequentemente chegar à solução do problema.

Med. Vet. M.a Larissa Dariva

– Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2015;
– Residência em Cirurgia de Pequenos Animais, UFRGS – 2018;
– Mestrado em Ciências Veterinárias – ênfase em Videocirurgia, UFRGS – 2020;
– Sócia do Colégio Brasileiro de Endoscopia e Videocirurgia Veterinária (CBEVV).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp