A campanha Seja Também um Heroi – Adote um Bichinho da Enchente, promovida pelo governo do Estado, conta com novos formatos midiáticos a partir desta segunda (28) para incentivar a adoção de animais que seguem em abrigos e lares temporários cinco meses após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Mais de 20 mil animais ficaram desabrigados no período mais crítico das catástrofe climática.
O Gabinete do Vice-Governador coordena um conjunto de ações emergenciais de apoio ao bem estar animal, que inclui a campanha. De acordo com Gabriel Souza, são várias as iniciativas para incentivar a adoção, como o programa que prevê repasse de recursos aos municípios que contam com abrigos ou lares temporários.
“O nosso objetivo é sensibilizar os gaúchos e incentivá-los a fazer a adoção responsável desses cães e gatos que ainda aguardam por um lar. Por isso, ampliamos as inserções em diferentes canais para que um público mais diversificado possa ter acesso a esse conteúdo e também nos ajudar na campanha”, destaca o vice-governador, que também é médico veterinário.
Aposta em mídias on-line e off-line
Porto Alegre e Canoas são as cidades com o maior número de animais abrigados. Nestes municípios, cerca de 1,6 mil animais, entre cães e gatos, ainda aguardam uma família. Além de painéis e outdoors nas ruas, a nova fase da campanha aposta em TikToks com depoimentos de pessoas que adotaram animais atingidos pela enchente. A ideia é que o compartilhamento de experiências sensibilize quem consome os conteúdos. No YouTube, o número de inserções e tempo dos vídeos serão ampliados.
A expectativa é que as novas ações impulsionem ainda mais a campanha, cuja primeira fase ocorreu em agosto. Após a veiculação das peças, o número de acessos ao site da Arcanimal, organização não governamental parceira do governo e que disponibiliza fotos e dados de animais disponíveis para adoção, triplicou.
“Esta ação vem dar continuidade ao que está sendo feito, em um momento que a curva de adoções diminuiu. Nossa expectativa é que consigamos alcançar os corações que ainda não se sensibilizaram”, afirma a presidente da Arcanimal, Carine Zanotto.
Além disso, a campanha será veiculada até o fim de novembro. Ela também estará na TV a cabo, nas edições de fim de semana de jornais impressos e em cinemas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.