SEGUNDA CHANCE

Campanha aposta em novos formatos midiáticos para incentivar adoção de animais atingidos pelas enchentes

Iniciativa do governo do Estado aposta em novos formatos de mídia para alcançar mais pessoas, buscando sensibilizar quem consome os conteúdos

Pets resgatados no bairro Harmonia, em Canoas
Pets resgatados no bairro Harmonia, em Canoas | Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

A campanha Seja Também um Heroi – Adote um Bichinho da Enchente, promovida pelo governo do Estado, conta com novos formatos midiáticos a partir desta segunda (28) para incentivar a adoção de animais que seguem em abrigos e lares temporários cinco meses após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Mais de 20 mil animais ficaram desabrigados no período mais crítico das catástrofe climática.

O Gabinete do Vice-Governador coordena um conjunto de ações emergenciais de apoio ao bem estar animal, que inclui a campanha. De acordo com Gabriel Souza, são várias as iniciativas para incentivar a adoção, como o programa que prevê repasse de recursos aos municípios que contam com abrigos ou lares temporários.

“O nosso objetivo é sensibilizar os gaúchos e incentivá-los a fazer a adoção responsável desses cães e gatos que ainda aguardam por um lar. Por isso, ampliamos as inserções em diferentes canais para que um público mais diversificado possa ter acesso a esse conteúdo e também nos ajudar na campanha”, destaca o vice-governador, que também é médico veterinário.

Aposta em mídias on-line e off-line

Porto Alegre e Canoas são as cidades com o maior número de animais abrigados. Nestes municípios, cerca de 1,6 mil animais, entre cães e gatos, ainda aguardam uma família. Além de painéis e outdoors nas ruas, a nova fase da campanha aposta em TikToks com depoimentos de pessoas que adotaram animais atingidos pela enchente. A ideia é que o compartilhamento de experiências sensibilize quem consome os conteúdos. No YouTube, o número de inserções e tempo dos vídeos serão ampliados.

A expectativa é que as novas ações impulsionem ainda mais a campanha, cuja primeira fase ocorreu em agosto. Após a veiculação das peças, o número de acessos ao site da Arcanimal, organização não governamental parceira do governo e que disponibiliza fotos e dados de animais disponíveis para adoção, triplicou.

“Esta ação vem dar continuidade ao que está sendo feito, em um momento que a curva de adoções diminuiu. Nossa expectativa é que consigamos alcançar os corações que ainda não se sensibilizaram”, afirma a presidente da Arcanimal, Carine Zanotto.

Além disso, a campanha será veiculada até o fim de novembro. Ela também estará na TV a cabo, nas edições de fim de semana de jornais impressos e em cinemas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.