Benefícios da prática do pilates aliada à musculação

Novo ano, novos objetivos e muitas pessoas decididas a procurar novas práticas de exercícios físicos para inserir no seu dia…

Colunista
Educadora Física. Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduada em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico e em Saúde da Mulher / CREF 027828-G/RS.
14:45 - 16/01/2023

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Novo ano, novos objetivos e muitas pessoas decididas a procurar novas práticas de exercícios físicos para inserir no seu dia a dia. Então hoje eu vou trazer uma conversa muito interessante: a prática do pilates aliada a musculação.

Não basta apenas puxar ferro para ter um corpo legal e simétrico não. Cada vez mais as pessoas vêm enxergando que precisam, principalmente, da melhora da funcionalidade. Não basta desenvolver apenas a força ou a resistência específica, pois chegará um momento em que irá faltar o desenvolvimento de outras qualidades físicas, estagnando os seus resultados. E para isso, o Pilates como auxiliar da musculação pode ser de grande valia, desde que bem aplicado.

Segundo a Fisioterapeuta Fernanda Pivatto Barbieri, o método Pilates tem como principal característica a expansão da consciência corporal, integrando o corpo e a mente. Nele, utilizamos diversos tipos de exercícios, que podem ser realizados tanto em solo, quanto em equipamentos. Sendo indicado para pessoas de todas as idades, inclusive crianças, tendo como principal objetivo a flexibilidade, mobilidade, força muscular, concentração, equilíbrio, estabilidade, além de ser indicado para diversas patologias, como: alterações posturais, hérnia de disco, patologias da coluna cervical e lombar, pós cirúrgico, lesões de joelho, dores na coluna, entre outros …

Dos benefícios dessas práticas, destacamos a POSTURA, onde unindo o pilates e a musculação, além de fortalecer todo o CORE, ainda temos uma melhora da consciência corporal. Com isso, sua postura vai melhorar consideravelmente e você terá melhores resultados na musculação, pois os exercícios serão mais intensos e específicos. Assim como a melhora da FLEXIBILIDADE, onde, o Pilates ajuda bastante neste quesito. A grande maioria das pessoas tem problemas de encurtamentos, que passam despercebidos no dia a dia, já que isso só é de fato sentido, quando somos submetidos a exercícios que exijam mais flexibilidade. O Pilates melhora muito a flexibilidade. Para quem busca hipertrofia, amplitude de movimento é muito importante, interferindo nos seus resultados, pois quanto mais alongada a musculatura, mais ela cresce.

O aumento da CONSCIÊNCIA CORPORAL é um importante benefício a ser citado. Com a prática constante, temos uma melhora de todo o processo proprioceptivo de nosso corpo, que vai resultar em uma melhora da consciência corporal. Assim, quando você for treinar, conseguirá concentrar muito mais estímulos na musculatura alvo e melhorar consideravelmente a qualidade de seu treino.

Além de tudo isso, a fisioterapeuta Fernanda garante que o Pilates irá aumentar a qualidade de vida do praticante, auxiliando na sua saúde física e mental.

O Método Pilates surge então como forma de condicionamento físico que promove bem-estar geral ao indivíduo, além disso, o Método é capaz de proporcionar força, flexibilidade e boa postura aos praticantes. A musculação segue a mesma linha, pois além de proporcionar hipertrofia, fortalecimento de ossos, esta atividade física ainda promove um maior gasto calórico, dessa forma, a junção dos dois pode trazer inúmeros benefícios para aqueles que contam com o Pilates na hora de complementar a musculação.

Colaborou com este artigo:

Fisioterapeuta Fernanda Pivatto Barbieri

Crefito 5-329709F

Sócia proprietária da Clinica ABA Reabilitação e Pilates

Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

Pós graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória

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