Todos os anos surgem novas maneiras de decorar e projetar de acordo com o momento atual, a moda e tudo mais o que possa influenciar nas nossas vidas. Entre as principais tendências de arquitetura para esse ano esta a utilização de elementos que remetem a natureza – formas orgânicas, cores naturais e iluminação natural. Muito do que vivemos nos últimos anos se repete em 2023, isso porque a pandemia renovou alguns conceitos e reforçou outros que trouxeram novos significados para os nossos lares. Para esse ano a prioridade será viver com aconchego em espaços que atendam as nossas necessidades sem perder a função e a beleza.
Conheça as principais tendências de Arquitetura e Decoração para 2023
1 – DESIGN EM CURVA E FORMAS ORGÂNICAS
Os móveis curvados fazem parte das tendências de design dos anos 60 e 70. Com o intuito de despertar sensações afetivas, a sua procura tem crescido cada vez mais. Esse estilo de design possui formatos suaves, exclusivos e que podem se utilizar de elementos naturais, trazendo a natureza para dentro de casa.
2 – CORES NATURAIS
Através de elementos e cores, a busca por naturalidade nos ambientes continua crescendo. Tons terrosos, verdes e azuis ajudam a criar uma atmosfera natural. Já os tons naturais mais claros vem para reforçar o clima de aconchego e tranquilidade. A madeira se torna cada vez mais presente, contribuindo ao aconchego.
3 – ILUMINAÇÃO NATURAL
A ideia é obter o melhor aproveitamento possível da iluminação natural para compor espaços mais relaxantes. A iluminação artificial não fica de lado, porém ela aparece com o intuito de unir toques modernos com aconchego.
4 – DESIGN BIOLIFICO
A conexão com a natureza traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas e tem se tornado cada vez mais presente nos projetos de interiores. Por isso, o design biofílico tem ficado entre as principais tendências nos últimos anos e segue com força total para 2023: ele entra nos espaços para trazer a beleza das plantas, mas com foco também na promoção do bem-estar físico e mental das pessoas.
5 – DECORAÇÃO COMFY
Esse estilo reforça, mais uma vez, a tendência por ambientes aconchegantes, confortáveis e tranquilos. Tecidos agradáveis, objetos artesanais, móveis funcionais, revestimentos com texturas e elementos que auxiliam a aumentar a sensação de bem-estar. Sabe aquela decoração que abraça quem chega? É exatamente isso que o estilo comfy proporciona!
6 – ELEMENTOS NATURAIS
Ainda na busca por uma conexão com a natureza, além das plantas, outros elementos naturais ganham destaque nas composições. Revestimentos que reproduzem características naturais de pedras trazem a sensação das pedras naturais para dentro dos espaços com todas as vantagens dos cimentícios. O uso dessa tendência se dá tanto nos espaços externos, quanto em ambientes internos para agregar toques rústicos e elegantes.
7 – BEM-ESTAR
Independente das escolhas estéticas para as composições, uma coisa é unanimidade: o aconchego e bem-estar devem estar contemplados em todas as áreas do projeto. Desde as áreas íntimas até aquelas para receber os amigos, a beleza não deve sacrificar o conforto de quem vai conviver no local.
A casa deve refletir aquilo que você/cliente é e gosta. As tendências existem para nortear as criações, mas o mais importante, e que fica ainda mais claro com as novas conexões com os lares, são projetos que revelam a personalidade e façam sentido para quem vai viver ali. Neste sentido, vale apostar em objetos carregados de memórias afetivas, lembranças com significados potentes, combinação de estilos e outros elementos que deixem o seu “eu particular” mais visível na composição.