Leonardo Bertelli Piveta
Leonardo Bertelli Piveta

No final de semana conversando com minha sogra, pessoa de idade e tendo completado apenas a quarta série, ela fez a leitura da atual situação econômica brasileira. Basicamente, ela se referiu a dois fatores: (i) os preços não param de subir há algum tempo, (ii) a intervenção do governo nos preços vai gerar uma alta maior no futuro, pós-eleição. Nestas conclusões estão não o conhecimento econômico adquiridos através de um mestrado ou doutorado, mas a vivência de quem trabalhou a vida inteira para pagar as contas e conquistar o pouco que nos é permitido pelo governo.

Obviamente, ela se referia – não com essa tecnicidade – a maior deflação do plano real. No mês de julho o IPCA, índice que mede a inflação no Brasil, apontou uma variação de -0,68%, ou seja, na média os preços reduziram. Não pretendo entrar na discussão técnica sobre a formulação do índice. No entanto, podemos e devemos ponderar sobre como essa deflação foi possível e como já vimos filmes parecidos.

Pois bem, quem não lembra a interferência na energia elétrica no governo Dilma? Considero, a situação é um pouco diferente hoje (além dos problemas internos, o exterior está pesando muito), mas traçar um paralelo não é nenhuma loucura. Acontece que de fato apenas os preços controlados baixaram, exatamente como naquela época.  Enquanto os preços ligados ao transporte reduziram 4,51%, os alimentos seguiram aumentando, +1,30%. Este último acumula alta de 9,83% no ano. Acredito que qualquer brasileiro concordará comigo que os preços nas gôndolas subiram bem mais do que isso, é um ponto fraco da formulação do índice, todavia, ele é quem serve de base para vermos a velocidade da desvalorização da moeda nacional.

Assim, agosto pode ser mais um mês o qual veremos o indicador de inflação baixo, pois tivemos alguns fatores que contribuem para isso: interferência do governo, petróleo em baixa e dólar em baixa. Como venho falando há algum tempo, o fenômeno da inflação não é exclusividade brasileira dessa vez, é necessário outro artigo para explicar. Eu realmente acredito que esta vitória pode ser apenas momentânea no Brasil e no mundo.