Três candidatos às eleições de Conselho Tutelar de Bento Gonçalves foram denunciados ao Ministério Público (MP) na última segunda-feira (9). A eleição para os cargos ocorre no dia 6 de outubro e conta com 16 postulantes, dos quais cinco serão eleitos com mandato para o quadriênio 2020/2024.
No documento entregue ao órgão, constam as seguintes denúncias:
Conforme o denunciante, os candidatos Clóvis Chaves Prates e Simone Lunelli, teriam publicado fotos com atendimentos pelo Ceacri, sem autorização dos responsáveis. O documento apresenta que ambos teriam o intuito de autopromoção em campanha fazendo uso da imagem da instituição.
Já referente a Paulo Ricardo de Souza, o candidato teria realizado campanha em prazo indevido publicando em sua rede social (Facebook), material jornalístico divulgado por um vereador do município, que abordava um processo administrativo.
A denúncia foi encaminhada para o Promotor de Justiça da Vara e da Infância e Juventude com um pedido de análise requerendo medidas e aplicações para a impugnação das candidaturas.
As eleições ocorrem no dia 6 de outubro e, os eleitos, garantem um salário de R$ 2,5 mil com direito a vale-alimentação de R$ 391,00. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana. Qualquer pessoa residente em Bento Gonçalves pode votar, desde que acompanhada do título de eleitor.