Opinião

A nossa saúde mental

A nossa saúde mental

Texto por Fernanda Godoy Farto

Quando o corpo está cansado fisicamente você sabe o que fazer, até porque, ele apresenta sinais como o sono, e assim mesmo dessa forma deitando e ou colocando as horas de sono em dia o corpo estará descansado e pronto pra rotina novamente. Agora quando o seu cérebro e todas as suas funções cognitivas estão estressadas, esgotadas o que você faz? Naturalmente devido o envelhecimento perdemos algumas habilidades, mas a vida moderna é responsável por acelerar esse processo. O cérebro é uma estrutura incrivelmente sofisticada, que contém cerca de 100 bilhões de neurônios e cerca de um quadrilhão de conexões entre eles. São 10 mil vezes mais conexões do que o número de estrelas na galáxia. Muitos processos cerebrais ainda são desconhecidos, mas aos poucos estamos começando a descobrir alguns desses mistérios. O seu cérebro manda sinais como falta de memória, irritabilidade, déficit de atenção e concentração. A solução alem de moderar as funções do dia a dia nos estudos e trabalho é que podemos prevenir o esgotamento e ainda acelerarmos nossas funções cognitivas através de suplementos e formulas montadas por profissionais da saúde. Esses compostos são todos de fonte natural, ou seja, estão presentes nos alimentos porem para pessoas que não levam uma alimentação regrada ou até mesmo as que levam uma alimentação saudável e mesmo assim apresentam deficiência nesses compostos o suplemento é uma alternativa muito interessante.

Veja abaixo os suplementos essenciais para melhora cognitiva:

> Ômega 3

Sessenta por cento do cérebro humano é composto por gordura, portanto não é nenhuma surpresa que os ômega-3 estejam intimamente ligados à saúde desse órgão vital. O ácido eisocapentanoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA) são formas de gordura ômega-3 particularmente importantes para manutenção das funções cerebrais em adultos. Essas gorduras produzem membranas celulares e estimulam a formação de novas células cerebrais.

O consumo de gorduras ômega-3 é recomendado para manter o cérebro saudável. Estudos revelaram uma conexão entre a ingestão alimentar desequilibrada de ômega-3 e um desempenho cerebral debilitado, além de doenças cognitivas.

Os ácidos graxos ômega-3 são os blocos de construção das células do cérebro. Essas gorduras se unem às membranas celulares, aumentando sua fluidez, o que é importante para o bom funcionamento de cada célula do cérebro. Uma boa fluidez das membranas ajuda o cérebro a se modificar e se adaptar a novas informações. Além disso, o ômega-3 presente nas membranas celulares auxilia o bom funcionamento dos receptores de neurotransmissores, facilitando as formas de transmissão de informações no cérebro. Neurotransmissores são substâncias químicas cerebrais que transmitem informações através do cérebro e do corpo.

Ômega-3 e distúrbios cerebrais

Pesquisas recentes sugerem um papel mediador entre ômega-3 e distúrbios cognitivos, incluindo depressão, bipolaridade, esquizofrenia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Além disso, apesar de não serem conclusivos, muitos estudos epidemiológicos constataram baixos níveis de ômega-3 em indivíduos com essas afecções.

O envelhecimento normal do cérebro é caracterizado por muitos fatores, como redução do volume e peso cerebral e alterações no teor de gordura da membrana. O cérebro em envelhecimento é mais suscetível a desenvolver doenças neurodegenerativas. Pesquisadores acreditam que ômega-3, em especial o DHA, pode colaborar com a saúde do cérebro, pois parece haver uma conexão mais consistente entre a ingestão dessas gorduras e funções cognitivas.

Isto é baseado em um grande número de estudos bem conduzidos em humanos e animais, que mostraram que os ácidos graxos ômega 3 melhoram a função cerebral, diminuem a inflamação, reduzem a incidência de ataques cardíacos fatais e acidentes vasculares isquêmicos, melhoram as doenças autoimunes  e a visão.

Um dos principais benefícios do ômega 3 é na função neurológica e proteção cerebral. Por exemplo: vários estudos mostraram que a ingestão mais alta de ômega 3 reduz significativamente a incidência da doença de Alzheimer, bem como a demência vascular, e melhora a qualidade de vida e a memória naqueles afetados pela demência.

Estudos em animais mostraram que as dietas suplementadas com DHA podem neutralizar as dificuldades de aprendizado quando a beta-amilóide solúvel (a forma mais prejudicial de amilóide associada à doença de Alzheimer) é infundida no cérebro dos animais.

> Magnésio

Aprendizagem e memória são funções cerebrais fundamentais que, segundo estudo recente, realizado por neurocientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, e da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, aumentam quando existe maior concentração de magnésio no cérebro. De acordo com a pesquisa feita em ratos jovens e idosos, o magnésio aumenta a plasticidade sináptica e a densidade das sinapses no hipocampo – a zona do cérebro que aloja a memória -, gerando uma melhora nas habilidades de aprendizado e das memórias de curto e longo prazo.

> Complexo B

Gerenciar e coordenar essa máquina maravilhosa é uma tarefa monumental, e os sistemas e estruturas que constituem o cérebro precisam de muitas matérias primas para trabalhar. As vitaminas do complexo B são fundamentais para garantir que o cérebro alcance todo o seu potencial. Elas nos mantêm energizados, positivos e focados diariamente enquanto ajudam a promover a saúde cerebral ao longo de toda a nossa vida.  Por exemplo, a vitamina B6 (piridoxina) ajuda na formação de neurotransmissores como a dopamina, que está envolvida em nossas sensações de recompensa, felicidade e prazer.   Por outro lado, a falta de certos neurotransmissores pode afetar negativamente a nossa capacidade cognitiva. Por exemplo, pessoas que têm níveis baixos de dopamina podem sentir fadiga e depressão, e quem tem pouca quantidade de serotonina (cuja produção é auxiliada pelas vitaminas B6, B9 e B12) pode sentir mais ansiedade e dores pelo corpo.

A loja Tudo Em Grãos

A Tudo Em Grãos é uma loja especializada na venda de produtos saudáveis e naturais, vendidos a granel e pensados para satisfazer a praticidade no dia a dia. Ao visitar a loja de Bento Gonçalves você vai encontrar uma grande variedade de grãos, sementes, cereais, frutas secas e farinhas, todos com venda a granel. Ainda contemplam o mix da loja chás, temperos, sucos, produtos orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose. A loja fica localizada na Av. Planalto, 698 (andar térreo), no Bairro Planalto, ao lado do Hotel Viverone.