Porto Alegre

A vida é 'estreia'...

Foto: Internet
A vida é estreia!

É comum que diante de situações inéditas e especiais em nossas vidas, aquele ‘frio na barriga’ aconteça…

Para atrizes e atores, antes dos espetáculos de ‘estreias’ no teatro, bate aquele certo ‘nervosismo’, ansiedade mesmo, para começar logo e ver o resultado de todo um trabalho…

Também é comum este clima em dias de estreia de turnês de músicos, cantores e bandas… Pergunte à eles. O sentimento do coração acelerado, palpitações no peito devido as preocupações para que tudo dê certo durante o show que abre todo um projeto sonhado e planejado…

É assim também quando começamos em um emprego novo, a expectativa da estreia em um novo trabalho…

Estreia!!!

Assisti no último final de semana uma peça chamada ‘O Grande Sucesso’, que dentre um elenco de uma qualidade absurdamente genial, traz o ator Alexandre Nero. Em um determinado momento ele pronuncia a seguinte frase: “A vida é uma estreia!”

E realmente é.

Antes do espetáculo conversando com o ator, ele me dizia: “A ideia da peça é fazer com que as pessoas saiam do teatro refletindo sobre o que viram…”

Isto aconteceu comigo.

Fiquei pensando… Estreia… Estreia… O que é uma estreia, de fato???

No dicionário, ‘estreia’ aparece desta forma:

– Substantivo feminino. 1.ato ou efeito de estrear. 2. fato ou situação que demarca o início de uma atividade ou período ger. importante e que serve de referencial para a memória.

Pensando desta forma, não seria a nossa vida marcada por constantes estreias? Todos os dias???

Cada dia de vida, não é uma estreia?

Acordar todos os dias, para um novo dia, para uma nova etapa que pode marcar nossa vida não é uma estreia???

Porque não pensamos assim???

Porque nós todos, me incluo evidentemente, achamos que sempre teremos tempo. Achamos que mais um dia é ‘só mais um dia’…

Mas não, hoje pode ser ‘O DIA’.

A grande verdade, é que uma hora vai chegar o momento que faremos nossa última estreia. Detalhe, fazendo um comparativo ao teatro, não saberemos quando será o último espetáculo da temporada.

Forte? Sim. Impactante? Também. E é preciso que seja assim. Precisamos tomar conhecimento que a cada segundo perdemos um tempo que não volta. Perdemos algo que é irrecuperável… Perdemos tempo. Perdemos vida. Perdemos a oportunidade de marcar nossa existência aqui, agora, onde estamos…

Estrear é abrir os olhos a cada manhã, seja para um dia lindo de sol, ou para uma ‘melancólica'(!?!?!?!) chuva…

Estrear é sentir o coração bater mais forte ao voltar pra casa. Aliás, todos nós, ainda mais nos dias de hoje, saímos de casa sem nenhuma certeza que voltaremos. Sério! Não sabemos. Não temos a menor ideia de quando as cortinas deste palco chamado VIDA vão se fechar em definitivo…

Gosto de pensar que quando vou dormir, nada mais é que um fim de uma sessão, e que no outro dia, ao ouvir a campainha (o despertador) de início de mais uma sessão, eu estarei pronto para estrear de novo… Com a mesma vontade, emoção e sentimento de uma estreia…

Fato, meus queridos leitores e leitoras, é que nossa vida aqui não permite ensaios. Tudo é ‘valendo de verdade’, com ou sem espectadores, mas diante de nossa consciência, dos nossos valores, dos nossos ideais. Viver é um milagre. Ter TEMPO, essa coisinha expressa em 5 letrinhas, é o maior presente que poderíamos ter, e muitas vezes, MUITAS VEZES MESMO, não damos o devido valor à ele…

Alguns o chamam de presente. Outros chamam de dádiva. ‘Milagre’, alguém denominou. Pra mim, ESTREIA. Todos os dias é assim. Acordamos para estrear em novas 24 horas INÉDITAS E ÚNICAS em nossas vidas…

Por isso que acredito que a tal intensidade vale muito na vida. Vai te fazer errar? Vai. Vai te fazer acertar? Vai. Entretanto vai te mostrar que você está aqui, AGORA, VIVO, estreando, mostrando para o mundo quem você é, deixando a sua marca na história. Peraí, ‘marca na história’??? Sim. Marca NA SUA HISTÓRIA. Na sua peça de teatro. Na sua performance neste palco chamado ‘MUNDO’, no seu ‘CONCERTO’ musical, na sua biografia, na sua EXISTÊNCIA…

Não perca seu tempo em cima do palco para discussões inócuas no trânsito, brigas sem razão, ‘picuínhas’ por bobagens, ‘guerras’ de ego que não levarão a nada…

Não perca seu precioso tempo em um dia de estreia para ter inveja. Orgulhe-se. É bem melhor. Tire como exemplo o êxito alheio. Aplauda com alegria. Não perca a fé na vida. Não perca a fé no ser humano, embora muitas coisas façam você pensar em desistir dele…

Prefira ambientes leves. Procure estar entre quem te quer bem. Ressignifique mágoas. Tente entender quem te agride, o que não significa tolerar a tudo sem deixar a sua opinião, mas perdoe as fraquezas de quem ainda não tem o mesmo conhecimento que você tem…

Releve. Oxigene-se. Deixe fluir. Faça planos, mas não morra por eles. Pense no futuro, entretanto, não esqueça do seu presente. Utilize o passado. O que foi bom pra repetir. O que foi errado como lição. Na pior das hipóteses, você aprendeu.

Aproveite a tua vida de protagonista. Sim!!! Você é o protagonista!!!

Ame, beije, se entregue, erre, tire lições, aprenda, ensine, reze, chore, grite, DIGA A VERDADE, chore de saudade, sorria de emoção, vá atrás dos seus sonhos, faça o que te faz feliz, mas não deixe de aproveitar o seu MOMENTO, o seu TEMPO!!!

 

Foto: Internet
A vida é estreia!

Já parou pra pensar? Errou. Tem como voltar e fazer de novo? Não, não tem. Improvise e arrume o que não saiu como planejava ou como queria, e fundamentalmente não desperdice, este presente precioso, esta ESTREIA, que podemos simplesmente denominar, VIDA.