Está em andamento em Farroupilha, assim como em todo o estado, a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Esta é a primeira etapa da imunização e tem prazo final o dia a 31 de Maio.
Neste ano não haverá doação de vacinas, portanto, todos os criadores devem comprar as imunizações nas agropecuárias credenciadas. O chefe da Inspetoria Veterinária do município, Vinicius Merlo, orienta os produtores para depois que aplicarem a vacina, apresentem as notas fiscais na Inspetoria.
“Como não temos a distribuição de vacinas esse ano, é importante que os produtores comprem a dose e depois que aplicarem em seu rebanho tragam o comprovante fiscal até a Inspetoria Veterinária para termos o controle de imunização do município”, salientou.
Para a aquisição das doses não é necessária a autorização, no entanto, nas notas fiscais devem estar contidos os nomes dos produtores titulares. A indicação é que se leve uma caixa de isopor com gelo para a preservação do material, sem o recipiente, os frascos não devem ser entregues. Após a compra, os pecuaristas vão ter cinco dias para a aplicar no rebanho a prevenção.
Em Farroupilha serão vacinados cerca de 9 mil animais entre búfalos e bubalinos, já no Estado a expectativa da secretaria da agricultura é que sejam imunizadas 13,8 milhões de cabeças de gado, em cerca de 330 mil propriedades rurais.