Caxias do Sul

Vereador denuncia demora no Postão e propõe mutirão para atendimentos

Vereador denuncia demora no Postão e propõe mutirão para atendimentos


O embate entre prefeitura e médicos vem gerando problemas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Caxias do Sul. Na noite do último sábado, dia 6, o vereador Alberto Meneguzzi (PSB), acompanhou de perto as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que aguardam por uma consulta médica no Complexo Centro à Vida (Postão 24 horas), em Caxias do Sul.

Pacientes reclamaram de espera superior a cinco horas por consulta no Postão 24 horas. Foto: Mauro Teixeira

Após receber uma denúncia via redes sociais o parlamentar foi até o Postão 24 horas. Lá ele conversou com pessoas que afirmaram estarem a horas aguardando por atendimento, e divulgou tudo em um vídeo ao vivo postado em sua conta no Facebook denunciando a situação.

“Como integrante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores fui conferir o que estava acontecendo, e pude conversar com muitas pessoas que estavam lá. Na ala pediátrica muita gente estava esperando há cinco, seis horas por atendimento. Em outra sala onde estavam os adultos, havia um cidadão com a perna inchada com dores há mais de cinco horas esperando, uma senhora que estava com a mãe com problemas de tosse e dores no peito que chegou às 14h15min e foi atendida somente a meia-noite, entre outros casos”, relata.

Também chamou a atenção a falta de acesso a informações sobre o número de médicos que estavam de plantão naquele sábado. A única informação obtida pelo vereador com um enfermeiro foi de que aquele era um dia atípico com muitas emergências.

Na busca de alternativas para amenizar a situação de quem enfrenta uma longa espera por consultas, que está sendo agravada com a greve dos médicos, a Comissão de Saúde propôs a administração municipal a realização de um mutirão de atendimento médico aos finais de semana, mas não obtiveram nenhuma resposta da Secretaria de Saúde.

“Embora tenhamos sugerido em nenhum momento a Secretaria de Saúde ou quem quer que seja da prefeitura nos chamou para dizer já que vocês estão sugerindo nos ajude a fazer”, explica.

Outra proposta sugerida foi a parceria entre hospitais privados e prefeitura para agilizar o processo de pacientes que aguardam por consultas que em alguns casos demoram meses para serem efetuadas.