Memória LEOUVE

Ataque em sede de revista deixa 12 mortos em Paris

Ataque em sede de revista deixa 12 mortos em Paris

"(Foto:Doze pessoas morreram nesta quarta-feira, dia 7, em um ataque com fuzis de assalto e lança-foguetes contra a sede da revista satírica Charlie Hebdo, localizada em Paris. A revista já havia sido alvo de uma ataque no passado após publicar uma caricatura do profeta Maomé, o que irritou os muçulmanos.

 

Entre os mortos estão dois policiais e 10 funcionários da revista. Entre os mortos estão quatro cartunistas famosos Wolinski, Charb, Cabu e Tignous. Conforme a Agência Reuters, que cita a polícia, outras 10 pessoas estariam feridas, cinco delas em estado grave.

 

Fontes policiais garantem que os atiradores gritavam "Vingamos o Profeta!" enquanto realizavam a ação. A polícia ainda não confirmou o número de envolvidos no crime. O Ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, três suspeitos são procurados. O que se sabe ao certo é que os foragidos são muito perigosos. "

 

Segundo Rocco Contento, porta-voz do sindicato dos policiais local, três suspeitos fugiram em um carro que era dirigido por um quarto homem. O veículo teria seguido no sentido de Port de Pantin, onde foi abandonado em seguida. Os suspeitos ainda teriam roubado um outro carro para continuar fugindo.

 


O presidente francês, François Hollande, disse em entrevista que 40 vidas foram salvas e classificou o ato como um ataque terrorista. A França está em choque e Hollande disse que o governo tinha conhecimento de que a França estava sob ameaça, assim como outros países. O Presidente afirmou que vários ataques foram desarticulados nas últimas semanas. A França reforçou a segurança ao nível máximo após o ataque.

 

Benoit Bringer é testemunha do atentado e disse em entrevista que dois homens usando capuz escuro entraram no prédio com duas armas e em seguida foram ouvidos diversos disparos e logo após os homens deixaram o prédio. Ele acrescentou que os homens foram vistos deixando o prédio. Antes de fugirem teriam atirado em um policial, além de atacar um motorista e atropelar um pedestre.

 

"(Foto:Coincidência ou não, a revista divulgou na edição desta quarta-feira o novo romance escritor Michel Houellebecq, um dos mais famosos autores franceses no exterior. A obra em questão fala de uma França islamizada em 2022, depois da eleição de um presidente da República muçulmano. A revista ironizou o fato da seguinte forma "As previsões do mago Houellebecq: em 2015, perco meus dentes… Em 2022, faço o Ramadã!". A frase foi publicada junto a uma charge de Houellebecq.

 

A revista de humor tem sido ameaçada desde que publicou charges do profeta Maomé em 2006. A sede da revista já havia sido alvo de um ataque a bomba em 2011, após colocar uma imagem satírica do profeta Maomé em sua capa e em 2013, um homem de 24 anos foi condenado à prisão por pedir na internet que o diretor da revista fosse decapitado.

 

 

Veja o vídeo do momento do ataque: 

 

 

* Com informações do G1