A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul está se modernizando. Na última sexta-feira, dia 5, representantes da Instituição estiveram em Caxias do Sul para apresentar aos municípios da Serra Gaúcha o Planejamento Estratégico da Instituição para o período 2016-2021. Essa é uma iniciativa inédita dentro da Defensoria Pública, que agora possui metas, objetivos claros e indicadores para medir o desempenho. No encontro, foram convocados Agentes e servidores das Comarcas de Bento Gonçalves, Bom Jesus, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Nova Prata, Taquara, Vacaria e Veranópolis.
Segundo o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o principal objetivo da ação é otimizar o serviço oferecido à população. “Nós percebemos que nosso atendimento à população tem aumentado, provavelmente pela crise econômica que assola o país e o Rio Grande do Sul. Como a Defensoria Pública presta assistência jurídica integral e gratuita à população mais vulnerável economicamente tem aumentado a nossa demanda em várias áreas, como saúde, educação, direito da família e também na área criminal”, destaca Heerdt.
Ainda conforme o Defensor Público-Geral do Estado, a atual situação financeira do estado cria uma equação difícil: de um lado, o questionamento sobre a necessidade do serviço público e de outro a maior demanda por ele. “O momento que nós vivemos nos leva a uma profunda reflexão sobre o serviço que é disponibilizado à população. Por um lado se faz uma reflexão sobre o tamanho do estado, mas por outro vemos que há uma população mais vulnerável, que é quem mais sofre com a crise e precisa do serviço público para acessar o poder judiciário. A Defensoria Pública é o direito a ter direitos”, explica.
Hoje a Defensoria Pública do RS atua em 165 comarcas no estado, que abrangem os 497 municípios.