Caxias do Sul

Conselho recomenda fechamento da farmácia do Ipam

Conselho recomenda fechamento da farmácia do Ipam

O Conselho Diretor Administrativo Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM) deve sugerir ao prefeito Daniel Guerra o fechamento da Farmácia do Ipam em Caxias do Sul. A decisão foi tomada em uma reunião na última terça-feira, dia 24.

Conforme o Presidente do Ipam, André Francisco Wiethaus, a decisão ocorre após anos de um impasse da Farmácia com o Ministério Público. Segundo ele, um inquérito civil movido pelo Ministério Públi

Conselho recomenda fechamento da farmácia do IPAM em Caxias do Sul
presidente Gilma

co há sete anos exige do Ipam uma solução para a questão da farmácia, já que hoje ela é LTDA e precisaria ser transformadas em sociedade anônima. “De lá para cá, algumas pessoas fizeram tudo que era possível para transformar a farmácia do Ipam para sociedade anônima, mas não conseguiram. Nós fizemos uma reunião para apresentar ao MP as soluções que temos para essa questão”, explica Wiethaus. Uma audiência entre Ipam e Ministério Público vai discutir a questão no dia 20 de março.

O Diretor do Ipam ainda esclarece que somente o prefeito Daniel Guerra pode criar uma lei que proponha a extinção da farmácia. “Somente uma lei pode determinar o fechamento da farmácia. Mas avaliamos que o poder público não pode mais ser dono de uma farmácia. Ela tem que ser da iniciativa privada. A farmácia existia para regular o preço de remédios, mas hoje encontramos uma farmácia em que a maioria dos preços são superiores aos preços de outras farmácias”, argumenta.

A Farmácia do Ipam existe desde a década de 1960 em Caxias do Sul. A última alteração no contrato, que é válida até hoje, foi realizada em 01 de junho de 1994. Atualmente, a Farmácia do IPAM Ltda. tem participação societária dividida, em que 99,93% das cotas pertencem ao instituto e 0,07% dividido entre seis pessoas físicas.