Cidades

Solenidades marcam os 50 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar em Caxias do Sul

Eventos no UCS Teatro e na Câmara de Vereadores reuniram secretário estadual da Segurança, comandante-geral da Brigada Militar e outros convidados

Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ricardo Vargas. Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ricardo Vargas. Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

A solenidade alusiva aos 50 anos do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) marcou a tarde desta segunda-feira (09) no UCS Teatro. Iniciada às 16h30, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, o secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, o comandante do CRPO/Serra, coronel Eduardo Cunha Michel, além de outras autoridades.

Durante o evento, comendas foram entregues a civis e militares em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade e à segurança pública ao longo dessas cinco décadas.

O evento também foi enriquecido com uma palestra do jornalista e consultor Cleber Benvegnú, abordando temas relevantes para a segurança pública e o papel crucial desempenhado pelo 12º BPM ao longo de sua história. A celebração não só relembrou o passado, mas também destacou o compromisso contínuo do batalhão com a proteção e o bem-estar da sociedade caxiense.

Para encerrar com chave de ouro, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, aconteceu uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do 12º BPM. O requerimento 7/2024, que prevê a honraria, é de iniciativa da Mesa Diretora da Casa.

“Muito aguerrido”

Em entrevista ao Grupo RSCOM, o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ricardo Vargas, citou o papel de cada integrante da unidade em Caxias e relembrou o episódio recente de perda de um policial durante confronto com criminosos no assalto ao aeroporto Hugo Cantergiani, em junho.

“O 12º BPM completa um cinquentenário de vida, com muita honra, é um batalhão com uma reputação muito alta e, principalmente, muito aguerrido. Sabemos das perdas que tivemos recentes, mas a própria família do nosso policial nos deu muito apoio para levantar a cabeça, seguir em frente e isso a gente vem fazendo diariamente. Dedico então esse aniversário a todo o nosso efetivo do batalhão que está na rua nesse momento. São os verdadeiros merecedores de todo esse prestígio que tem o 12º BPM”.

Vargas também avaliou a redução da criminalidade em Caxias.

“Nós nos esforçamos para isso, em conjunto com as demais instituições policiais, e é um trabalho árduo e diário de inteligência, de investigação, de ostensividade, de aumento da pressão operacional em cima do crime e acho que vemos colhendo bons resultados”.

Sessão solene na Câmara. Fotos Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Sessão solene na Câmara. Fotos Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Sessão solene na Câmara
Convidados no UCS Teatro.