O debate entre os candidatos César Ulian (PP), que concorre à reeleição pela coligação Flores Melhor para Todos; Lídio Scortegagna (MDB), da coligação Flores Pode Mais; e Moacir Ascari, o Fera (Republicanos), foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Flores da Cunha, na noite desta quinta-feira (5). Foi o primeiro de uma série de cinco encontros promovidos pelo Grupo RSCOM em cinco municípios da Serra Gaúcha.
O embate entre os três candidatos foi transmitido ao vivo nas redes sociais do Portal Leouve e na Rádio Amizade 89.1 FM. Foram três blocos de questionamentos e duelos diretos entre os candidatos. O mediador foi o comunicador da Rádio Viva FM, Fabiano Pereira.
Bloco 1
No primeiro segmento, os candidatos fizeram uma apresentação pessoal e iniciaram respondendo perguntas da população, previamente gravadas em vídeo. Por meio de sorteio ao vivo, Lídio abriu o debate respondendo sobre as propostas para a educação municipal. Moacir respondeu questionamento sobre a saúde pública. Já César foi sorteado com uma pergunta sobre infraestrutura e enfrentamento de desastres climáticos.
Na segunda rodada do bloco, entre os temas perguntados pelo Departamento de Jornalismo do Grupo RSCOM, Scortegagna foi questionado sobre a ampliação do patrulhamento noturno e integração com a Brigada Militar. Ascari abordou o tema transporte e mobilidade urbana. Ulian fechou a rodada, falando a respeito do desenvolvimento econômico de Flores da Cunha.
Bloco 2
No segundo bloco, os candidatos debateram entre si sobre temas sorteados pela produção. O republicano abriu a rodada, perguntando as propostas de Ulian para melhorar o trânsito na cidade. Por sua vez, o progressista questionou Lídio sobre os planos para a infraestrutura de Flores da Cunha. A rodada encerrou com o emedebista perguntando as propostas de Fera para promover o desenvolvimento da economia do município.
Na rodada de inversão, César Ulian questionou Ascari sobre o tema saúde. Na sequência, ele perguntou a respeito de saneamento básico a Lídio, que concluiu a segunda rodada de duelo direto perguntando a César que projetos ele tem para a área de segurança pública e assistência social.
Bloco 3
O último bloco do debate foi marcado por embates diretos com temas livres entres os candidatos. Sorteado ao vivo, Moacir Ascari iniciou a rodada questionou César Ulian sobre a ampliação da UBS Irmã Benedita Zorzi. O candidato à reeleição perguntou a Scortegagna sobre crítica feita ao resultado da rede municipal de ensino na avaliação do Ideb. O tema educação também serviu para ele questionar Fera sobre as propostas para o desenvolvimento do setor.
A rodada final foi marcada pelo embate no campo político-partidário em que os candidatos fizeram questionamentos entre si sobre alianças, filiações e governabilidade.
O que disseram os candidatos após o encontro:
César Ulian: “Um momento que a gente tem para confrontar as ideias, os propósitos, os feitos. Na nossa coligação, os resultados falam mais alto. Nós fomos forjados nesses quatro anos e, mesmo assim, entregamos muito resultados. A gente faz uma Flores da Cunha melhor para todos, justamente porque pensa em todos, desde a mulher que está grávida até os nossos idosos. Nosso objetivo sempre é cuidar das pessoas e fazer de tudo para que todos tenham oportunidades de transformar as suas vidas“.
Lídio Scortegagna: “Temos recebido afeto e carinho de todas as pessoas, que dizem ‘que bom que você está voltando a administrar o nosso município com transparência com seriedade e como comprometimento’. Sempre vamos fazer para com a nossa comunidade. É na diversidade que nós precisamos construir. Mas acima de tudo, tenho usado uma palavra, que se chama respeito com dinheiro público, com o cidadão, com as pessoas, porque nós precisamos construir cada vez mais um momento para o nosso município”.
Moacir Ascari (Fera): “Certamente não explanamos tudo que temos no nosso plano de governo. Eu peço a todas as pessoas para que entrem nas nossas redes sociais, curtam e compartilhem; que leiam o nosso plano de governo. Ele é muito extenso, mas é um plano que abrange toda a comunidade de Flores da Cunha. Não temos obras mirabolantes, mas uma obra muito importante, que é cuidar de você, cidadão. Você é a peça fundamental. Um grande abraço do Fera e da Sandra, que são 10″.
Próximos debates
O Grupo RSCOM vai realizar mais quatro debates. O próximo encontro de candidatos aos Executivos municipais ocorre no dia 10 de setembro, em Garibaldi.
Na sequência, ocorrem embates em Bento Gonçalves (24) e Farroupilha (30). A agenda encerra com o debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul, no dia 02 de outubro.