Caxias do Sul

Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul será instalado no prédio do Caxias Plaza Shopping

Estabelecimento será utilizado para abrigar comerciantes que hoje utilizam as calçadas do centro da cidade. Local também promoverá cursos profissionalizantes

Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul será instalado no Caxias Plaza Shopping
Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

O Caxias Plaza Shopping foi definido, em chamamento público, para sediar o Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul. O prédio, com entrada pela Rua Sinimbu, n° 1914, na área central, será utilizado para abrigar comerciantes que hoje utilizam as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano. A novidade foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (3).

O local será gerenciado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI) em parceria com a Secretaria do Urbanismo (SMU). O plano inclui, ainda, instalar no centro o Banco do Vestuário, e salas para seleção de alunos e para aulas de cursos profissionalizantes do programa Capacita Caxias.

De acordo com a prefeitura, será lançado um edital de chamamento para que os comerciantes, que hoje ocupam as ruas, se credenciem junto ao centro. Serão promovidas orientações aos trabalhadores, com auxílio de tradução em francês pelo Núcleo de Extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Após o início do funcionamento do espaço, caberá à SMU fiscalizar e intervir em pontos com comércio ambulante nas vias de passeio público.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico providenciará, também, a habilitação de microempreendedores individuais (MEIs) aos futuros vendedores do Centro de Capacitação e Comércio. O titular da pasta, Jorge Catusso, projeta que serão resolvidos os problemas envolvendo o comércio regularizado e o ambulante, além de promover a qualificação profissional.

“Em um único espaço teremos oportunidades para geração de renda, abrangendo a formalização dos comerciantes, capacitações, inclusão produtiva, além da possibilidade de fiscalização por parte do município”, afirma.