Com uma programação intensa e com insights sobre o futuro do jornalismo local, o Alright Summit – promovido pela consultoria de mídia e comunicação Alright – se consolidou como um evento crucial para a mídia regional brasileira. O evento foi realizado de forma híbrida, na última semana, com transmissões ao vivo pelo canal da Alright no YouTube e um evento presencial no Sesi Lab, em Brasília. Tendo como tema central A mídia regional no combate aos desertos de notícias, contou com a participação de mais de 30 especialistas e líderes do setor.
Com uma programação diversificada, o evento incluiu debates sobre o fortalecimento da mídia regional e a criação do ‘Oásis de Notícias’ da Alright — pelo qual veículos locais que se tornam fontes vitais de informação em regiões vulneráveis e sem a presença do jornalismo.
Um encontro exclusivo foi promovido entre representantes de 40 veículos de jornalismo regional, 18 agências de mídia, representantes de ministérios e anunciantes no auditório do Ministério da Saúde, em Brasília. O Grupo RSCOM participou representado pelo diretor de Estrutura Digital, Marcelo Dytz Piccoli. Intitulado Café com a SECOM, o evento fez parte da programação presencial e exclusiva para a Rede Alright no contexto do Alright Summit e foi uma oportunidade para discutir a importância de investir no jornalismo local e a necessidade de políticas públicas voltadas para esse segmento.
Programação diversificada
Entre os destaques, a programação online abordou temas como: Vozes e Perspectivas de Mulheres no Jornalismo Digital; Transformação Digital dos Veículos de Jornalismo; Colaboração no Jornalismo Hiperlocal; Oásis de Notícias e Modelos de Negócio; Monetização com Ads; a relação entre o Jornalismo e os Influenciadores Locais; e a importância da inovação nos negócios digitais.
A abertura do evento contou com uma palestra da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o título A Mentira Destrói seu Voto, sobre os riscos das fake news ao processo democrático das eleições.
Com intervenções e diferentes experiências nacionais sobre o mercado do jornalismo digital, local e regional, os convidados abordaram temas como: Combate à Desinformação; Jornalismo nas Periferias do Brasil; IA e cultura da experimentação; Oásis de Notícias e Modelos de Negócios; e os aprendizados com os veículos nativos digitais por meio do case de erros e acertos do Grupo Flow.
Alright Summit 2025
O evento foi avaliado positivamente pelos participantes e organizadores, que já aguardam a próxima edição, a ser realizada em 2025.
“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes e plataformas. Esse mercado muitas vezes invisível não é atendido adequadamente. Nosso objetivo é auxiliar pequenos e médios veículos e criar uma rede com capilaridade em todo o país”, destaca o CEO e fundador da Alright Domingos Secco, destacando a missão da Alright, e a proposta do evento, em transformar a mídia regional.
Leia também: Alright Summit: Com mais de 30 especialistas, evento debate o fortalecimento do jornalismo local