‘Nova’ é o resultado de um reposicionamento da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, com sede em Flores da Cunha. A marca surge de estudo de branding e vai abrigar os vinhos e espumantes finos da vinícola que este ano chega a 95 anos de trabalho — a data é a de fundação da mais antiga das cinco cooperativas que a partir de 2009 se uniram para criar a Nova Aliança.
A marca ‘Nova’ está sendo apresentada no palco privilegiado da ExpoAgas e demonstra a evolução que a empresa vem experimentando e pretende ampliar na área técnica passando pelo campo e pela enologia.
A atual diretoria da Nova Aliança Vinícola Cooperativa assumiu a gestão 2023-2027 com um novo propósito que passou a fazer parte do sonho de cerca de 700 famílias cooperadas.
“Vamos performar dentro da garrafa e isto começa no trabalho junto aos nossos associados, sem perder de vista que somos uma vinícola e trabalhamos de forma cooperativa”, resume o CEO Heleno Facchin.
“Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, dando espaço à marca que chega para brindar o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes feitos 100% com uvas vitis viníferas.
Sob a marca apresentada agora estão as linhas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, batizadas pela marca-mãe que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes. A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos.
Facchin entende que a chegada da “Nova” consolida a maturidade da Nova Aliança.
“Estamos vivendo um novo momento sem deixar de lado toda nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo”.
Todo este reposicionamento de portfólio poderá ser apreciado pelos consumidores nos próximos anos de forma gradativa.
Matriz em Flores da Cunha
As décadas criaram a excelência que se fortalece com pesados investimentos do vinhedo à vinícola. Um dos mais recentes investimentos, que impactaram positivamente a vinícola, foi a aquisição e implantação de uma nova linha de fabricação, capaz de personalizar com qualidade de alta performance, ampliando a capacidade produtiva em 200%. A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O investimento foi de R$ 10 milhões. Agora, em apenas uma hora, é possível produzir até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes.
Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 50 deles destinados ao cultivo de vinhedos.