Flores da Cunha

Nova Aliança, de Flores da Cunha, apresenta marca-mãe de vinhos finos na ExpoAgas

'Nova' é resultado de reposicionamento da cooperativa no mercado

Foto: Jeferson Soldi, divulgação
Foto: Jeferson Soldi, divulgação

‘Nova’ é o resultado de um reposicionamento da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, com sede em Flores da Cunha. A marca surge de estudo de branding e vai abrigar os vinhos e espumantes finos da vinícola que este ano chega a 95 anos de trabalho — a data é a de fundação da mais antiga das cinco cooperativas que a partir de 2009 se uniram para criar a Nova Aliança.

A marca ‘Nova’ está sendo apresentada no palco privilegiado da ExpoAgas e demonstra a evolução que a empresa vem experimentando e pretende ampliar na área técnica passando pelo campo e pela enologia.

Heleno Facchin é o CEO da Nova Aliança. Foto:  Jeferson Soldi, divulgação

 

A atual diretoria da Nova Aliança Vinícola Cooperativa assumiu a gestão 2023-2027 com um novo propósito que passou a fazer parte do sonho de cerca de 700 famílias cooperadas.

“Vamos performar dentro da garrafa e isto começa no trabalho junto aos nossos associados, sem perder de vista que somos uma vinícola e trabalhamos de forma cooperativa”, resume o CEO Heleno Facchin.

“Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, dando espaço à marca que chega para brindar o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes feitos 100% com uvas vitis viníferas.

Sob a marca apresentada agora estão as linhas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, batizadas pela marca-mãe que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes. A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos.

Facchin entende que a chegada da “Nova” consolida a maturidade da Nova Aliança.

“Estamos vivendo um novo momento sem deixar de lado toda nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo”.

Todo este reposicionamento de portfólio poderá ser apreciado pelos consumidores nos próximos anos de forma gradativa.

Nova Aliança na ExpoAgas. Foto: Jeferson Soldi, divulgação
Sidimar Fleck está na equipe deste novo momento da vinícola. Foto: Jeferson Soldi, divulgação

Matriz em Flores da Cunha

As décadas criaram a excelência que se fortalece com pesados investimentos do vinhedo à vinícola. Um dos mais recentes investimentos, que impactaram positivamente a vinícola, foi a aquisição e implantação de uma nova linha de fabricação, capaz de personalizar com qualidade de alta performance, ampliando a capacidade produtiva em 200%. A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O investimento foi de R$ 10 milhões. Agora, em apenas uma hora, é possível produzir até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes.

Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 50 deles destinados ao cultivo de vinhedos.