Cidades

Comunidade de Cambará do Sul realiza encontro para elaboração de acordos de convivência com as unidades de conservação

Reunião proporcionou esclarecimentos para grupo de famílias que são moradores da área dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral

Comunidade de Cambará do Sul realiza encontro para elaboração de acordos de convivência com as unidades de conservação
Foto: Divulgação


Um encontro foi realizado para tratar sobre a construção de acordos de convivência entre moradores da área dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, em Cambará do Sul, e os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Grupo de famílias da Comunidade de Morro Agudo sediou a reunião ao fim da última semana. Eles se auto reconhecem como famílias tradicionais daquele território e se denominam Povo dos Peraus.

A pauta foi a tratativa de elaboração de acordos de convivência entre o Povo dos Peraus e as Unidades de Conservação administradas pelo ICMBio, com base na consulta prévia, livre e informada, conforme rege legislação específica, como a OIT 169. O Órgão Federal constituiu um Grupo de Trabalho com servidores de diferentes áreas da Instituição para tratar do assunto. O encontro proporcionou esclarecimentos, onde as famílias expuseram suas necessidades para manterem suas atividades no território, bem como o ICMBio esclareceu aspectos sobre as possíveis formas de elaboração destes acordos. Houve saída a campo, e no final do segundo dia alguns encaminhamentos práticos para a continuidade deste trabalho, que ainda terá outras etapas.

O encontro contou com o apoio das equipes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Cambará do Sul e São Francisco de Paula, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Cambará do Sul e São Francisco de Paula, Instituto Federal do Paraná (IF-PR) e Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

Leia também: Com queda no turismo, Prefeitura de Cambará do Sul busca redução do valor dos ingressos para os parques nacionais