Cidades

Governo do RS abrirá comporta de barragem para avaliar e limpar leito do Rio Taquari-Antas

Ação que começa nesta quarta-feira (14) faz parte do Programa de Desassoreamento e mobiliza prefeituras e voluntários

Rio Taquari-Antas
Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

A abertura das comportas da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, nesta quarta-feira (14), marca o início da operação para avaliar e limpar o leito do Rio Taquari-Antas. A ação, que se estende até sábado (17), integra o Programa de Desassoreamento do Estado, uma iniciativa do Plano Rio Grande.

Segundo a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, que estará presente no evento, a data foi escolhida em função das condições meteorológicas favoráveis, com previsão de tempo seco.

“Este é um evento de diagnóstico, onde realizaremos uma análise detalhada e promoveremos a limpeza do rio”, explicou.

Na quinta-feira (15) e sexta-feira (16), as prefeituras da região do Vale do Taquari, em conjunto com outros órgãos e entidades, se dedicarão à remoção de resíduos, priorizando as áreas mais afetadas. No sábado (17), a ação contará com o apoio da população e de voluntários, que usarão barcos e lanchas para retirar os materiais trazidos pelas enchentes de maio deste ano.

Marjorie garantiu que a operação não trará riscos de cheias para os rios abaixo do Taquari-Antas.

“A abertura das comportas será gradual, evitando a formação de um lago que aumentaria o nível do rio”, esclareceu a secretária, mencionando que o rebaixamento previsto pode chegar a 2,3 metros.

Além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), a iniciativa tem participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela barragem, e das prefeituras de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Estrela. A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) também está alinhada com a ação, assegurando a captação de água para abastecimento.

O Programa de Desassoreamento, lançado em 29 de julho, destina R$ 300 milhões para a limpeza de córregos, canais de drenagem e sistemas de águas pluviais em áreas urbanas. Prefeituras interessadas podem pleitear recursos mediante o cadastramento de projetos, com prioridade para os 418 municípios que declararam estado de calamidade ou emergência.

Rio Taquari-Antas