Caxias do Sul

Caxias do Sul tem os dois primeiros candidatos à prefeitura homologados pela Justiça Eleitoral

Denise Pessôa (PT) e Maurício Scalco (PL), e os vices, já foram deferidos pelo TRE. Outros 161 nomes a vereador, de seis partidos e duas federações, também foram confirmados

Foto: Divulgação/TSE
Foto: Divulgação/TSE


Dados atualizados até às 14h desta sexta-feira (09), no sistema DivulgaCandContas 2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelavam que dois concorrentes à Prefeitura de Caxias do Sul, e os respectivos vices, já estavam com as candidaturas deferidas. Com isso, estão habilitados a disputar o cargo de chefe do Executivo municipal, nas eleições do dia 6 de outubro.

A primeira é de Denise Pessôa (PT) e o vice, Alceu Barbosa Velho (PDT). Eles concorrem pela coligação ‘União e Mais Ação por Caxias’, integrada pelo PDT, Avante e as federações Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV), e PSol/Rede.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) também homologou a candidatura de Maurício Scalco (PL) e da vice, Gladis Frizzo (PP). Os políticos fazem parte da coligação ‘O Futuro é Agora’, composta por PL, PP, Novo e Podemos.

Vereadores

Os registros, no mesmo horário, contabilizavam ainda a confirmação de 161 candidaturas a vereador. Eles representam 11 partidos, sendo que cinco deles vão concorrer sob o sistema de federação.

Duas siglas (PSB e Republicanos) e Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil apresentaram e tiveram o número máximo de 24 indicações deferidas. Depois vem o PP, com 23, e o PL, com 22 candidatos.

Confira a quantidade de candidatos a vereador homologadas:

  • Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil – 24
  • PSB – 24
  • Republicanos – 24
  • PP – 23
  • PL – 22
  • Novo – 20
  • Podemos – 19
  • Federação PSol/Rede – 05

Dados estaduais e nacionais

No mesmo horário, no Rio Grande do Sul, o DivulgaCandContas contabilizava 432 solicitações de homologação da candidatura a prefeito. Junto com eles, 434 a vice-prefeito e 10.477 às Câmaras de Vereadores.

No Brasil, os dados revelavam 5.567 pedidos de candidaturas a prefeito. Também eram 5.571 a vice-prefeito e 145.279 aos legislativos municipais.