O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido à queda brusca nas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (8). De acordo com a Climatempo, uma onda de frio proveniente da Argentina deve derrubar as temperaturas em até 5ºC, trazendo consigo a possibilidade de neve na Serra, ainda que em quantidades pequenas, além de chuva congelada em diversas regiões.
Meteorologistas explicam que a massa de ar frio que está chegando ao estado impedirá qualquer aumento significativo nas temperaturas durante os próximos dias. As mínimas previstas devem oscilar entre 1ºC e 2ºC, com chances de serem ainda menores nas áreas mais elevadas da Serra.
A previsão é de que a madrugada e a manhã de sexta-feira sejam marcadas por condições favoráveis para precipitações invernais no Sul e na Campanha gaúcha. À noite, a neve pode aparecer nas partes mais altas da Serra do Rio Grande do Sul, aumentando a expectativa dos moradores e visitantes dessas regiões.
Diante dessas previsões, o Inmet recomenda cautela à população, especialmente no que se refere à proteção contra o frio extremo e à segurança nas estradas, que podem ficar escorregadias devido à formação de gelo.