Comportamento

Reitores das universidades comunitárias entregarão manifesto ao presidente Lula

Ação foi definida durante reunião com deputados da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. Gestores do Comung pedem apoio para projetos de ciência e tecnologia

Foto: Joca Moura/Divulgação
Foto: Joca Moura/Divulgação

Os reitores das instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram com deputados federais da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (05). O encontro ocorreu na na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre.

Em pauta, temas como a regulamentação da Lei Nº 12.881/2013, que contempla diversas instituições de Educação Superior Comunitárias no Brasil. Entre as proposições previstas na legislação, e uma das principais reivindicações do Comung, está a maior participação delas no orçamento da União para políticas públicas estudantis, nos editais de órgãos governamentais de fomento e do Ministério da Educação (MEC).

“Investir nas nossas universidades é investir nas regiões onde elas estão inseridas, porque todo o dinheiro volta para as comunidades. Por isso, a aproximação com a bancada sela um compromisso importante para o fortalecimento da Educação Superior do Estado”, destaca o presidente do Comung e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn.

Rafael informou ainda que os parlamentares reforçaram a importância de uma permanente relação com o Comung para estruturar projetos alinhados com as expectativas da entidade. Os reitores decidiram elaborar um manifesto para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o final deste mês.

Entre os participantes da reunião, estava o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, que é o 2º vice-presidente do Comung. Ele avaliou a reunião como bastante positiva no encaminhamento das demandas.

“Apresentamos muitos dados e informações que demonstram a importância desse sistema educacional, tecnológico e científico desenvolvido no Rio Grande do Sul por meio das Comunitárias”, salientou.

Da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, participaram o coordenador da bancada gaúcha, Dionilso Marcon (PT), Alceu Moreira e Márcio Biolchi (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Daiana Santos (PCdoB), Franciane Bayer (Republicanos), Luciano Azevedo (PSD), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT) e Ronaldo Nogueira (Republicanos), além de representantes dos demais parlamentares e senadores gaúchos.

Deputados estaduais também estiveram presentes na reunião. Forma eles, Claudio Branchieri (Podemos), Miguel Rosseto e Sofia Cavedon (PT) e Nadine Anflor (PSDB).

Depois do encontro com os parlamentares, os reitores participaram de um almoço com o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.