Bento Gonçalves

Buracos prejudicam motoristas e turistas na Estrada do Barracão, em Bento Gonçalves

Moradores da região pedem soluções para o acesso à rota turística do município. Ciclistas e agricultores também sofrem com a falta de estrutura e condições de trafegabilidade

Buracos prejudicam motoristas e turistas na Estrada do Barracão, em Bento Gonçalves

A Estrada do Barracão, o principal acesso ao distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves, está sendo afetada pela má situação e infraestrutura precária. No local, há crateras por toda a extensão da via, tornando perigoso o trajeto de moradores, trabalhadores e turistas para a região. 

Alguns moradores, procurados pela reportagem do Portal Leouve, afirmam que prefeitura do município esteve no local fazendo reparos temporários, porém a solução durou menos de uma semana. Além disso, recorrentemente a chuva afeta a área, alagando e criando fissuras no asfalto.

 

Produtores de uva são prejudicados

O agricultor e morador de São Pedro, Gilmar Cantelli, relata que faz tempo que a população observa e está prejudicada pela falta de cuidado. “A estrada está muito ruim para nós que transitamos, principalmente para quem passa quatro vezes por dia. Perto do trevo de Farroupilha, acaba estreitando um pouco a via em função de um acesso secundário que tem ali para uma madeireira, aí fica meio estreito”, conta.

Segundo o agricultor, geralmente não há acidentes, mas dificulta bastante a passagem de grandes veículos, importantes para o escoamento da safra da uva . “Se tem um caminhão descendo você tem que parar na subida, se tem dois caminhões, não consegue se encontrar ali em função do estreitamento da pista. E ela está muito cheia de costeletas e irregularidades. O piso do próprio alicerce da rodovia cedeu em alguns pontos, dá muito balanço, principalmente para quem passa com caminhão ali, a pista é dificultosa de você transitar”, afirma.

De acordo com Cantelli, os cuidados com essa região precisam ser vistos com mais zelo. “Fizeram alguns pequenos reparos, mas foram insuficientes. Então ali há necessidade de ter uma manutenção um pouco mais incisiva, no sentido de talvez um recapeamento completo. Isso é uma questão de engenharia”, completa.

Relato de quem vê de perto

Para os ciclistas o trajeto é dificultado pelo estreitamento da via, conforme os moradores da estrada principal de acesso. O empresário Odair Bortolini é um dos que observa de perto a situação. “Para eles é muito perigoso, pois eles vêm para cá no final de semana. Com os recapeamentos a rua foi diminuindo”, frisa.

Além disso, ele relata que o pior trecho é do trevo até a ponte. “A estrada é ruim e a rua é muito fechada. Quando passam carretas, já vi elas se encostarem em cima. Teria que ampliar e colocar uma segunda pista”, opina.

Conforme Bortolini, haviam projetos junto à prefeitura para uma reforma na área, mas com a revolta no clima e em seguida as tragédias de maio, precisou-se focar nas regiões afetadas. “Estivemos em uma audiência com o prefeito antes das enchentes e já estava autorizado o orçamento para recapear todo o asfalto, desde a entrada até o trevo. Porém, na semana seguinte vieram as chuvas e acabou de vez com a estrada. Com as enchentes, foram mudadas as prioridades”, recorda.

Ademais, o empresário revela que, nesta semana, entrou em contato com um vereador para contar sobre o ocorrido na Estrada do Barracão. “Bati uma foto e mandei para o Fabris. Ele me disse que estão na Rua Ângelo Luchese em prontidão para vir recapear tudo. A Prefeitura tem uma previsão de logo resolver, para quem não está sabendo desse assunto deve estar muito revoltado. Mas acredito que nos próximos dias ou semanas eles vêm fazer as obras por aqui”, ressalta. E complementa. “Tem que consertar, mas com um projeto, não só passar um concreto por cima. Que demore um pouco mais, mas que faça algo bom e que dure bastante tempo”.

O que diz a Prefeitura?

A prefeitura de Bento Gonçalves ainda não se pronunciou oficialmente e não emitiu nota ao ser questionada pela reportagem até o momento da publicação.