Cidades

Serra e o Vale do Sinos: BR-116 terá 12 novos radares instalados na região

Os novos equipamentos serão distribuídos ao longo do trecho, com 10 radares sendo colocados nos mesmos locais onde estavam os antigos

BR-116
Foto: Isaías Rheinheimer / GES-Especial

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou o retorno da instalação de radares fixos ao longo da BR-116, na região entre a Serra e o Vale do Sinos, após a remoção dos antigos equipamentos devido ao fim do contrato com a empresa responsável pelo serviço. A nova instalação de 12 radares reforça a segurança e a fiscalização na rodovia.

Os novos equipamentos serão distribuídos ao longo do trecho, com 10 radares sendo colocados nos mesmos locais onde estavam os antigos. Quatro deles serão instalados na região de Nova Petrópolis, no quilômetro 185, perto do principal acesso ao município. Outros quatro estarão em Picada Café, entre os quilômetros 193 e 197. Em Morro Reuter, o radar será colocado no quilômetro 215,9, próximo ao trevo de acesso à VRS-873, e em Ivoti, o equipamento ficará na altura do quilômetro 230, nas proximidades do acesso à Cidade das Flores.

O destaque fica para a instalação de dois novos radares em Dois Irmãos, um local que há muito tempo pedia a presença dos equipamentos. Eles serão colocados no quilômetro 229,4, próximo à Rua Alberto Rubenich, principal acesso ao bairro Travessão. A residente Verônica Staudt, de 38 anos, expressou alívio com a notícia:

“Teve uma época que tinham colocado radares aqui, mas não ficaram por muito tempo. É um trecho bem movimentado, com esse cruzamento perigoso.”

O Dnit informa que está finalizando um novo contrato com a empresa responsável pela instalação e manutenção dos radares e espera que os novos equipamentos entrem em operação a partir de setembro, de forma gradual. Os antigos radares estavam inoperantes desde maio, após o término do contrato anterior, e alguns já foram removidos, como o que ficava no acesso a Ivoti.

Com a nova contratação, a BR-116 passará a ter um total de 58 radares fixos, monitorando 69 faixas ao longo do trecho que vai de Vacaria a Camaquã, cobrindo do quilômetro 0 ao 400. Até maio, a rodovia contava com 44 equipamentos. Além dos novos radares em Dois Irmãos, o Dnit planeja instalar mais equipamentos em Vacaria, Campestre da Serra, Caxias do Sul e Camaquã.