Caxias do Sul

UCS realiza primeira parceria institucional com entidade sul-coreana

Parceria com Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea oportunizará ações didáticas, científicas e culturais, com elementos de impulso aos negócios. A partir da novidade, Universidade soma 116 acordos internacionais com 29 países

UCS
Foto: Bruno Zulian

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea (CCIBK) estabeleceram um acordo de cooperação didática, científica e cultural. Esta parceria inédita, a primeira formalizada entre a Universidade e uma instituição sul-coreana, foi oficializada nesta segunda-feira, 22 de julho, no gabinete da reitoria.

Pablo de Lima Palhano, presidente da CCIBK, destacou que mais de 5,5 mil empresas no Rio Grande do Sul, incluindo mais de 550 em Caxias do Sul, mantêm atividades comerciais com a Coreia do Sul. Ele ressaltou que o país asiático, referência mundial em tecnologia, fundamentou sua estratégia de internacionalização com foco na educação para o desenvolvimento. O acordo com a UCS busca promover o ensino da língua coreana, conectar instituições de ensino superior e empresas, e atrair investimentos sul-coreanos para o Brasil.

“Queremos trazer o idioma para dentro das universidades, tornando o Brasil atrativo para a indústria sul-coreana como o primeiro país do mundo onde a língua coreana está sendo ensinada em todo o território nacional,” afirmou Palhano.

Ele também enfatizou a crescente troca cultural entre os dois países e a popularidade do português como língua estrangeira na Coreia do Sul.

O acordo prevê diversas iniciativas, incluindo intercâmbio e bolsas de estudos na Coreia do Sul, acesso ao idioma coreano com subsídios para estudantes do ensino superior, fomento à produção científica e tecnológica, estágios e trabalho, missões internacionais, e a instalação de um escritório de apoio permanente da UCS na Coreia do Sul. Essas atividades devem começar em outubro, durante a International Week da UCS, onde a CCIBK contribuirá com atividades de difusão cultural.

Com esta parceria, a UCS amplia sua rede internacional, somando 116 acordos com 29 países. O reitor Gelson Leonardo Rech destacou a importância da internacionalização para a universidade.