Caxias do Sul

UBSs Centenário e Fátima Baixo, em Caxias do Sul, passam a contar com agendamento de consultas por telefone

Serviço estará disponível aos usuários das localidades todas as quartas-feiras

UBSs Centenário e Fátima Baixo, em Caxias do Sul, passam a contar com agendamento de consultas por telefone
Foto: Betânia Ramalho da Silva/divulgação

As unidades básicas de saúde (UBSs) Centenário e Fátima Baixo passam a contar com agendamento de consultas por telefone a partir desta quarta-feira (3). O programa, denominado Agenda+ UBS, agora abrange 13 postinhos da cidade.

Segundo a prefeitura, a inclusão da unidade Centenário é uma alternativa para o fechamento de seu espaço físico, que apresenta riscos estruturais. Os usuários que solicitarem atendimento por telefone, que ficará disponível sempre às quartas-feiras, serão encaminhados para uma das UBSs da Zona Norte.

Mais de 34,4 mil consultas foram marcadas por meio do Agenda+ desde agosto do ano passado, de acordo com a administração. A central marca atendimentos com médico clínico para pessoas a partir de 13 anos.

Quais UBSs estão contempladas e dias para entrar em contato?

Segunda: UBSs Ana Rech, Cristo Redentor, Eldorado
Terça: UBSs Bela Vista, Cruzeiro, Rio Branco
Quarta: UBSs Esplanada, Centenário e Fátima Baixo
Quinta: UBSs Santa Lucia Cohab, São José
Sexta: UBSs Mariani, São Leopoldo

Como agendar?

Pelo telefone (54) 3290-4485.

Quais consultas agendar?

Consultas com médico clínico para pessoas a partir dos 13 anos de idade.

Em que situações é possível agendar consulta?

– Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)

– Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)

Quais documentos são necessários para agendar?

CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.

Qual o horário de atendimento da central?

Das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

É preciso ser morador de Caxias do Sul?

Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.

O que fazer se não puder comparecer para consultar?

Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.