Caxias do Sul

Cerca de 200 amostras foram inscritas para o 27º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes

Nas próximas semanas, serão coletadas amostras de vinhos, sucos de uva e espumantes. Posteriormente, será realizada a análise sensorial às cegas por um time de profissionais especializados

Vinhos Sucos de Uva
Foto: Ícaro de Campo

O 27º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul foi lançado oficialmente nesta terça-feira (25) na Cantina Milani. A escolha do local faz parte da proposta de promover eventos itinerantes do concurso nas vinícolas, prática adotada há dois anos. A iniciativa é realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul) e o Comitê Organizador.

Em nome do Comitê Organizador, o engenheiro agrônomo da SMAPA, Paulo Dullius, enfatizou os investimentos em divulgação das vinícolas participantes, uma demanda antiga do setor. “O Comitê contratou uma agência de comunicação há um ano, período em que já alcançamos dois milhões de perfis através das redes sociais do concurso”, disse Dullius, convidando o público a seguir o perfil @vinhosdecaxiasoficial no Instagram e Facebook.

Valmir Susin, titular da SMAPA, cumprimentou as 33 vinícolas inscritas por investirem na qualidade de seus produtos, mesmo diante dos desafios provocados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. “A qualidade dos nossos vinhos aumentou muito nas últimas décadas, apesar dos constantes desafios do setor”, frisou, agradecendo também aos patrocinadores e membros do Comitê Organizador.

O prefeito Adiló Didomenico destacou a resiliência do segmento agropecuário, severamente afetado pelas enchentes. “Sem dúvida os maiores danos foram no interior. E mesmo assim, onde lavouras foram arrasadas, já tem agricultor fazendo o replantio para garantir a produção e o abastecimento de hortifrutigranjeiros”, observou, desejando sucesso às vinícolas.

A edição 2024 do concurso terá cerca de duzentas amostras inscritas, conforme estimativa dos técnicos da SMAPA. Nas próximas semanas, serão coletadas amostras de vinhos, sucos de uva e espumantes. Posteriormente, será realizada a análise sensorial às cegas por um time de profissionais especializados. A degustação ocorrerá na última semana de julho, no Centro de Eventos da Festa da Uva.