Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul vai contratar empresa para avaliar danos estruturais de prédios escolares

Contratação será feita por meio de dispensa eletrônica de licitação, permitindo uma maior agilidade no processo. As empresas interessadas podem agora acessar a documentação necessária e apresentar suas propostas

prédios escolares
Foto: Marcelo Casagrande / Arquivo SMED

A Secretaria Municipal da Educação (SMED) de Caxias do Sul, anunciou a abertura de um processo para contratação de uma empresa de engenharia e/ou arquitetura com o objetivo de realizar diagnósticos e oferecer soluções técnicas para problemas estruturais nos prédios escolares municipais. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município na última terça-feira, dia 18.

A contratação será feita por meio de dispensa eletrônica de licitação, permitindo uma maior agilidade no processo. As empresas interessadas podem agora acessar a documentação necessária e apresentar suas propostas.

A empresa vencedora do processo será responsável por elaborar laudos técnicos detalhados a partir da identificação de anomalias estruturais nas escolas. Isso incluirá a detecção das causas dos problemas utilizando equipamentos adequados e a realização de ensaios para análise de dados. Além disso, a empresa deverá fazer simulações em softwares especializados para garantir a precisão das soluções propostas.

Os laudos técnicos incluirão a classificação dos problemas quanto ao grau de risco e urgência dos reparos, além de recomendações para medidas preventivas ou corretivas. A empresa também fornecerá especificações técnicas detalhadas e um orçamento para cada solução adotada.

Escolas Contempladas

Três escolas foram selecionadas como prioritárias devido à complexidade dos problemas estruturais apresentados:

  1. EMEF Governador Roberto Silveira
  2. EEI Carolina Sutil de Oliveira
  3. EEI Aracy Maria Casagrande Sehbe

Essas instituições serão as primeiras a receberem os diagnósticos e as soluções técnicas propostas pela empresa contratada.

Flávia Vergani, secretária da Educação, ressaltou que o objetivo é agilizar os processos e garantir o melhor custo/benefício. “Esse processo vai garantir soluções técnicas especializadas para resolver situações de reformas das estruturas prediais em condições complexas e intrincadas”, assegurou Vergani.

 

prédios escolares