Caxias do Sul

Menos de 40% das famílias atingidas pelas chuvas em Caxias do Sul possuem cadastro para receberem o Auxílio Reconstrução

Programa do governo federal, que creditará R$ 5,1 mil a núcleos familiares afetados, tem prazo máximo de inscrição estipulado para terça-feira (25). Prefeitura garante que, até o momento, nenhuma família residente na cidade recebeu o auxílio, e que os processos cadastrados seguem em análise

Foto: Romila Amaral/divulgação
Foto: Romila Amaral/divulgação

A prefeitura informou, nesta segunda-feira (24), que 600 famílias foram cadastradas para receberem R$ 5,1 mil por meio do Auxílio Reconstrução em Caxias do Sul. O programa do governo federal, voltado para desalojados ou desabrigados em decorrência das chuvas, tem prazo máximo de inscrição estipulado para esta terça-feira (25).

De acordo com a administração, cerca de 1.600 núcleos familiares foram atingidos pela catástrofe climática no município. Ou seja, a um dia do encerramento do prazo, apenas 37,5% das famílias estão habilitadas previamente a serem creditadas com o benefício, anunciado em 22 de maio passado.

No entanto, o poder Executivo local garante que, até o momento, nenhuma família residente na cidade recebeu o auxílio, e que os processos cadastrados seguem em análise.

Houve intensa procura da prefeitura na manhã de hoje.

“Quem está nos procurando nesta segunda, estamos informando como proceder e inserindo no sistema também. Temos um contato direto como o ministério e nos informaram que há grande demanda para ser analisada. Acreditamos que o prazo final de cadastramento estipulado dará fôlego para o governo avaliar os pedidos que chegaram de todo Estado”, afirma a chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos.

O poder público disponibiliza, desde o dia 27, o número de WhatsApp (54) 98418.8476 para orientações e envio de dados. Além das que procuraram este canal, foram cadastradas as famílias atendidas pela Fundação de Assistência Social (FAS) — e algum de seus órgãos —, Secretaria Municipal da Habitação e Defesa Civil. A lista também foi reforçada após mutirões de cadastramento em Galópolis, Vila Cristina, Serrano e Fátima.

É possível acompanhar o processo de liberação do auxílio no site gov.br.