Caxias do Sul

Sistema auxiliar para operações sob neblina será implantado no aeroporto de Caxias do Sul

Conforme deputada Denise Pessôa (PT), que intermediou demanda junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, órgão anunciou instalação do RNP-AR em 20 dias

Sistema para pousos e decolagens sob climas adversos deve ser implantado no aeroporto de Caxias do Sul em até 20 dias, diz ministro
Foto: Marcelo Tavares/divulgação

Após 23% dos voos comerciais com destino a Caxias do Sul serem cancelados por conta da neblina no mês de maio, o Aeroporto Hugo Cantergiani poderá ser beneficiado com a instalação de um instrumento mais eficiente no auxílio de pousos e decolagens. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, garantiu, nesta terça-feira (4), que a implantação do sistema RNP-AR deve ocorrer no terminal caxiense em até 20 dias. A informação é da deputada federal Denise Pessôa (PT), que participou da reunião com a equipe do governo.

A tecnologia permite navegação avançada por satélite às aeronaves, com rotas precisas e curvas durante aproximação para o pouso, e apresenta vantagens como flexibilidade operacional, economia de combustível e infraestrutura moderna.

“É um sistema mais moderno, que faz com que os voos tenham maior eficiência, mesmo com neblina. É uma medida emergencial, mas que vai ajudar de forma mais imediata a situação em Caxias”, afirma Denise, considerando o aumento do fluxo do aeroporto local devido à transferência de parte das operações do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre.

Ainda de acordo com a parlamentar, o governo federal está comprometido com a possibilidade de internacionalização do Hugo Cantergiani, mas mantém como prioridade a viabilização do futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha — com área definida em Vila Oliva.

“O projeto e os ajustes que estão sendo feitos são acompanhados de perto pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC)”, acrescenta a deputada.