Bombeiros

Defesa Civil cria ferramenta para agilizar atendimento ao cidadão

Iniciativa é uma ação conjunta da Defesa Civil e uma empresa que cria robôs para atendimento ao público em redes sociais

Foto: Divulgação
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A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, que atua no Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil (Codec) criou um assistente para agilizar o atendimento à população em casos de emergência. Ao entrar em contato com a Defesa Civil, os usuários interagem com um sistema que identificará o tipo de atendimento mais assertivo para orientar em cada situação. Para ter acesso, basta entrar em contato por Whatsapp com o Codec pelo número (51) 98401-2527.

Já em casos de situação de perigo iminente, um atendente humano tomará o lugar do robô e seguirá com um atendimento mais específico para cada caso.

O secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, afirma que a ferramenta vai garantir agilidade de resposta para quem necessitar do Estado, e fornecerá informações claras sobre cada tipo de situação.

Se o usuário solicitar um resgate urgente, ou uma emergência médica, por exemplo, ele interage com a ferramenta enviando informações essenciais como quantas pessoas precisam de ajuda e a localização de onde o resgate deve ser direcionado.

Além dos serviços de emergência, a ferramenta também pode dar orientações sobre doações, informações sobre itens de ajuda humanitária, localização de abrigos públicos e rotas possíveis em rodovias. Os dois últimos serviços utilizam dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Comando Rodoviário da Brigada Militar, respectivamente.