Bento Gonçalves

Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves alerta população sobre os riscos da leptospirose

A doença é transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais, especialmente ratos. Saiba quais são os principais sintomas e como se prevenir

Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves alerta população sobre os riscos da leptospirose
A leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira, presentes na urina de roedores. (Foto: Ilustrativa)

O recente período bastante chuvoso em Bento Gonçalves trouxe consigo também um risco invisível: a leptospirose, uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela exposição direta ou indireta à urina de animais, especialmente ratos. Diante desse cenário, a Secretaria da Saúde do município emitiu um alerta nesta terça-feira (14), visando conscientizar a população sobre os cuidados e sintomas dessa enfermidade.

A coordenadora Médica da Secretaria da Saúde do município, Paula Coghetto Pertile destaca que “enquanto o barro permanecer úmido e molhado, há chances grandes de manter a bactéria viva e contaminar a população”. Ela recomenda a utilização de sacos plásticos por dentro das meias, luvas e botas impermeáveis, além de desinfetar com água sanitária as áreas e objetos que tiveram contato com a lama.

A doença

A leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira, presentes na urina de roedores, comuns em locais como esgotos e bueiros. Essas bactérias se misturam às águas das enchentes, representando um perigo para quem entra em contato com essas águas ou com a lama resultante.

Os principais sintomas da leptospirose incluem dores no corpo, especialmente nas panturrilhas, febre acima de 38ºC, icterícia rubínica (amarelamento da pele e dos olhos) e sinais de conjuntivite. O período de incubação da doença pode ser de até 30 dias, mas os sintomas geralmente aparecem entre sete e 14 dias após a exposição.

Ainda de acordo com orientações da Secretaria da Saúde, se a pessoa suspeitar da doença é recomendado buscar atendimento em alguma unidade de saúde próxima a sua casa ou em alguma unidade de pronto atendimento médico (UPA ou PA Zona Norte).