Comportamento

Bombeiros Voluntários de Garibaldi resgatam 32 pessoas ilhadas no interior de Coronel Pilar

Os socorristas já atenderam mais de 150 ocorrências relacionadas às chuvas dos últimos dias

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana têm gerado inúmeros transtornos. Na Serra Gaúcha, os Bombeiros Voluntários de Garibaldi atenderam, desde a última segunda-feira (29) até agora, mais de 150 chamados. Os atendimentos abrangeram, além de Garibaldi, as cidades de Coronel Pilar e Boa Vista do Sul.

De acordo com o subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Daniel Borsoi, cerca de 30 socorristas da corporação estão trabalhando ininterruptamente em diversas frentes, como alagamentos, quedas de árvore, deslizamentos e no resgate de famílias que ficaram ilhadas necessitando de ajuda.

“Devido às fortes chuvas, nossa equipe tem sido solicitada para diversos tipos de atendimentos, desde quedas de barreiras a resgates de pessoas ilhadas”, disse Borsoi. “Nesta última sexta-feira (03), com apoio de trilheiros da região, resgatamos 32 pessoas que estavam ilhadas no interior de Coronel Pilar. Elas não tinham como sair de suas residências e, com esse suporte, conseguimos transportá-las para locais seguros.

O subcomandante também destacou o apoio recebido de outros municípios. “Na terça-feira à tarde, fomos acionados pelos Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí para ajudar no resgate de pessoas ilhadas, onde era necessário uma embarcação. Prontamente montamos uma equipe que foi até lá com nosso barco. Na quarta-feira à noite, enfrentamos um deslizamento de terra em Boa Vista do Sul que afetou um caminhão na estrada Linha Carolina Alta, resultando infelizmente na morte de duas pessoas. Nossa equipe fez a retirada dos corpos que estavam soterrados no interior do caminhão, utilizando até um desencarcerador, após a máquina retroescavadeira da prefeitura municipal criar um acesso”. 

Além dos resgates, a cidade de Garibaldi também está cuidando dos desalojados. “Mais de 30 pessoas foram resgatadas por conta das enchentes e levadas ao ginásio municipal, que a prefeitura disponibilizou para oferecer um local seguro e confortável para essas famílias”, concluiu Borsoi.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Garibaldi, Léo Gusso, desde a última segunda-feira (29) até as 9h da manhã deste sábado (04), o município já registrou 572 mm de chuva. A previsão é de que a instabilidade continue até domingo (5), mas com um volume de chuva menor.

A Prefeitura de Garibaldi reforça que seguirá atuando e monitorando as necessidades dos garibaldenses. Para isso, as demandas devem ser direcionadas para o telefone de plantão (54) 3462-8250, aberto para ligações e mensagens via WhatsApp, durante 24h. Demais situações emergenciais, envolvendo risco de vida, devem ser comunicadas aos Bombeiros Voluntários de Garibaldi pelo telefone, (54) 9 9960-2205.

Confira o relato do subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, Daniel Borsoi.