Caxias do Sul

Gabinete de crise decide priorizar o resgate de pessoas em risco em Caxias do Sul

Força-tarefa vai atuar no salvamento de cerca de 100 pessoas que estão nesta condição. Além disso, manter as famílias desalojadas no abrigo público

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

O gabinete de crise que coordena as ações de atendimento às consequências do temporal que ocorre desde a última segunda-feira (29), em Caxias e no Estado, realizou mais uma reunião na manhã desta sexta-feira (03), no Centro de Operações da Segurança Pública (CIOP). A principal definição foi priorizar o resgate e o acolhimento de pessoas em situação de abrigo.

Conforme o prefeito Adiló Didomenico, uma das medidas é manter as famílias que estão no abrigo localizado no ginásio do bairro São Caetano por, pelo menos, mais um dia. Isso porque ainda há previsão de chuva forte na noite desta sexta. Uma nova avaliação deverá ser feita na manhã deste sábado (04).

Outra prioridade anunciada por Adiló é de que uma força-tarefa liderada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos, se deslocarão até as regiões de Vila Cristina, linha Sebastopol e outras comunidade próximas, onde famílias estão ilhadas.

Vamos atuar por meio da Secretaria de Habitação. Inclusive, o Exército se prontificou em colaborar com efetivo. Vamos atuar em função daquelas encostas, onde tem casas com risco de desabamento. É a prioridade a partir de hoje. Interditar e desocupar os locais de risco e preservar a vida”, afirmou Adiló.

Ainda segundo o prefeito de Caxias do Sul, depois de garantir a segurança dessas cerca de 100 pessoas estimadas pela Defesa Civil, a próxima prioridade é dar sequência à recuperação das rodovias e outros estragos causados pelo temporal, no município.