Cidades

Chuvas causam evacuação em Sinimbu e prejuízos em toda a região do Vale do Rio Pardo

A água do Rio Pardinho saiu do leito e invadiu casas e estabelecimentos comerciais no centro da cidade

Chuvas causam evacuação em Sinimbu e prejuízos em toda a região do vale do Rio Pardo
Diversas ruas estão bloqueadas e a água invadiu casas no centro | Foto: GAZ / Divulgação

As chuvas que atingem o Vale do Rio Pardo desde segunda-feira (29) têm causado sérios prejuízos em toda a região. Em Sinimbu, a situação é crítica. Na madrugada desta terça-feira (30), a Defesa Civil alertou os moradores para evacuarem suas casas devido ao risco de inundação. Chove muito forte na região.

A água do Rio Pardinho saiu do leito e invadiu casas e estabelecimentos comerciais no centro da cidade. Diversas ruas estão bloqueadas, e a igreja matriz e a praça do monumento ao Imigrante estão debaixo d’água. A projeção da Brigada Militar é que o rio ainda suba mais um metro e meio na tarde desta terça-feira (30).

A situação fez com que as viaturas da Brigada Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) circulassem pelas ruas com sirenes ligadas, orientando os moradores sobre o perigo. As aulas foram suspensas, assim como as linhas de ônibus do Expresso Sinimbu e Santa Cruz entre Sinimbu e Santa Cruz do Sul. A agência do Sicredi Vale do Rio Pardo também suspendeu temporariamente seus atendimentos.

A cidade está isolada com as saídas fechadas. As pessoas são recolhidas com barcos pela Defesa Civil e bombeiros e levadas para Igreja Evangélica de Sinimbu, onde são alojadas.

Em outros municípios da região, como Santa Cruz do Sul, famílias do bairro Várzea foram removidas e levadas ao Parque da Oktoberfest. Nas estradas, o trânsito está interrompido em diversos pontos, como no quilômetro 135 da RSC-287 em Candelária, onde a pista está submersa, e no quilômetro 303 da RSC-153 entre Vale do Sol e Sinimbu, onde houve um deslizamento.

*Fonte: Correio do Povo